Sem perder há três jogos, o Vasco enfrenta o Grêmio, neste sábado, às 21h, em São Januário, tentando dar um passo à frente na tabela da competição e confirmar a ascensão da equipe. Em caso de vitória, a equipe do técnico Dorival Júnior, atualmente na nona colocação, com 19 pontos, encostará no time gaúcho, que está na quarta posição, com 22.
A volta de Juninho Pernambucano, que cumpriu suspensão automática no empate em 1 a 1, com o Santos, quarta-feira passada, na Vila Belmiro, é a principal aposta do Vasco. Com ele, o time deve ter maior poder de organização de jogadas no meio de campo. A seu lado, estará o meia Pedro Ken, que vem subindo de produção desde o retorno de Juninho a São Januário.
Renato do outro lado
Dorival Júnior voltou a bater na tecla de que o time está amadurecendo, criando uma identidade, mas que precisa confirmar o bom momento diante de um adversário difícil, como o Grêmio.
Para este jogo, Dorival terá maiores opções para o banco de reservas. Se quiser, poderá usar o zagueiro Cris, recentemente contratado ao Grêmio, o lateral-esquerdo Yotún, que treinou ontem com a equipe, após participar de um amistoso pela seleção peruana, e o apoiador Montoya.
— É muito bom poder contar com todo o grupo e ter mais opções. É um jogo muito complicado, e todos podem ajudar — disse Dorival.
O técnico vascaíno não quis saber de mistério na hora de confirmar a equipe. Muito sincero e positivo, Dorival disse que não é desta maneira que se ganham os jogos:
— Mistério não ganha jogo e sim o que você produz em campo. Quando você estuda o seu adversário, em cinco minutos sabe quem está em campo e como vão jogar. O importante é você se impor — disse Dorival Júnior.
O treinador sabe que, do outro lado, terá pela frente um time com grandes valores individuais, que, a exemplo do Vasco, está sendo formado durante a disputa do Brasileiro — e subindo na tabela.
O técnico do Grêmio é Renato Gaúcho, que desde que assumiu, no lugar de Vanderlei Luxemburgo, hoje no Fluminense, tem conseguido bons resultados, a ponto de levar o time ao G-4 da competição. Renato conhece bem o futebol do Rio e o time do Vasco. Por isso, espera-se um duelo interessante em São Januário.
Durante a semana, a diretoria promoveu o jogo com o objetivo de lotar o estádio e ganhar com a ajuda da torcida.
— A torcida faz a diferença. Quando ela abraça o time, o Vasco fica mais forte — disse Dorival Júnior.
Sem tempo para treinar, o técnico adotou a conversa como estratégia para o time fazer o dever de casa: vencer o Grêmio e dar um passo à frente.
Fonte: O Globo online