Não foi à toa que Juninho e o técnico Dorival Júnior decidiram juntos pela viagem do camisa 8 para enfrentar o Coritiba, na capital paranaense, nesse domingo. Era o terceiro jogo do meia de 38 anos no período de uma semana, mas, apesar do desgaste físico, todos sabiam da importância da presença do Reizinho em campo no Couto Pereira.
Ele não brilhou no jogo, mas foi do seu pé direito que nasceu o gol vascaíno, em mais uma jogada de bola parada. A marca é notável: desde seu retorno ao Vasco, o time fez seis jogos, com 11 gols, sendo seis deles de bola parada. Ou seja, a média é de um gol em cobrança de falta ou de córner com Juninho no time - o meia só ficou de fora da partida contra o Goiás (empate de 1 a 1, em Goiânia).
As cobranças de falta - direto para o gol ou fazendo cruzamento - sempre foram especialidades de Juninho, mas no Vasco o camisa 8 também bate quase todos os escanteios. Nesse domingo, na vitória sobre o Coritiba, o gol de Pedro Ken aconteceu após jogada ensaiada. O técnico Dorival Júnior treina, pelo menos, uma vez por semana lances de bola parada com o Reizinho colocando a bola na área por até 30 minutos. No gol no Couto Pereira, a bola foi no segundo pau para Rafael Vaz, que escorou para Wendel, que quase marcou. No rebote, Ken colocou para dentro.
Com jogadores altos do meio para frente - como o próprio Pedro Ken, Wendel e André - e zagueiros com boa presença em faltas a favor do Vasco, o time aproveita bem cada oportunidade de colocar a bola na área. Mas faz bonito também quando precisa bater direto. Na vitória por 3 a 2 sobre o Criciúma, em São Januário, dos três gols de bola parada, dois foram de batidas direto para o gol. Juninho, sempre ele, fez o primeiro, e Rafael Vaz, o segundo.
Dos 19 gols do Vasco, que tem o quarto melhor ataque do Brasileiro, nove foram sem a bola rolando - o que corresponde a 47%. O percentual é um pouco abaixo do índice de gols de bola parada desde que Juninho estreou (contra o Fluminense, na oitava rodada): 54%, com seis gols em 11 feitos. O único gol de pênalti do Vasco foi contra o Bahia, em empate por 1 a 1 em Volta Redonda.
Confira abaixo a lista de gols do Vasco de bola parada.
5ª rodada: Vasco 1 x 1 Bahia - gol de pênalti de Carlos Alberto
6ª rodada: Internacional 5 x 3 Vasco - dois de bola parada (André, em escanteio cobrado por Alisson; e Fellipe Bastos, em cobrança direta)
8ª rodada: Fluminense 1 x 3 Vasco - um de bola parada (Tenorio, em cobrança de escanteio de Fillipe Soutto)
9ª rodada: Vasco 3 x 2 Criciúma - três de bola parada (Juninho e Rafael Vaz em cobranças diretas; e Edmilson em batida de falta de Juninho para a área)
12ª rodada: Vasco 1 x 1 Ponte Preta - um de bola parada (André, em cobrança de falta de Yotún)
13ª rodada: Coritiba 0 x 1 Vasco - um de bola parada (Pedro Ken, em escanteio cobrado por Juninho)
Fonte: GloboEsporte.com