Na vitória sobre o Coritiba, o Vasco conseguiu escapar de levar gols em jogos pelo Campeonato Brasileiro pela primeira vez em dois meses. Ilesa no Couto Pereira, a defesa do Vasco trabalhou bem quando pressionada pelo time adversário na partida deste domingo. A postura do sistema defensivo cruzmaltino ratifica o acerto de Dorival Júnior, que fortaleceu o setor com promoção de jovens e com reforços que tiraram espaço dos então donos de vagas no time titular.
Para evitar ser vazado pelo Coritiba, o Vasco contou com boa atuação de seus jogadores da retaguarda. O goleiro Diogo Silva, os zagueiros Jomar e Rafael Vaz e os laterais Fagner e Henrique conseguiram evitar gols do time adversário – a última vez em que o Cruzmaltino não buscou bolas em sua rede aconteceu no triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no dia 5 de junho.
O sistema defensivo que funcionou neste domingo contou com o lateral Fagner, de volta ao Vasco após passagem pelo futebol alemão. O camisa 23 é peça importante para dar experiência ao setor, que ainda tem jovens e nomes com pouca vivência em Brasileiros. Os experientes Renato Silva, Nei e Michel Alves, por exemplo, perderam espaço na equipe.
“Alguns resultados não acontecem porque a equipe é jovem e está em formação. Estamos iniciando um momento em que o time ganha uma cancha maior. Temos muitos debutantes em Brasileiros. Isso tem um peso muito grande, porque poucos jogadores já tiveram uma sequência nessa competição”, explicou Dorival Júnior. Uma das opções para dar mais experiência à zaga será encaixar Cris - confirmado como reforço na última semana - no time.
Contra o Coritiba, o treinador cruzmaltino decidiu efetivar Fágner na lateral direita – nos jogos anteriores, ele começou como reserva e foi aproveitado até no meio campo. O jogador barrou Nei na posição e deu mais segurança ao time na posição. Fagner ganhou elogios de Dorival, que também não esqueceu do antigo titular.
“Fagner é um jogador que acrescenta muito ao grupo. Mas o Nei vinha crescendo e é importante para o grupo. Espero que o torcedor o apoie porque é sério e trabalhador. Nei tem muito a dar ao Vasco”, destacou.
Com a zaga em alta, o Vasco se prepara para enfrentar o Santos. O jogo está marcado para esta quarta-feira, às 19h30, na Vila Belmiro. O problema de Dorival será montar o meio campo, já que Juninho Pernambucano e Pedro Ken receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos na 14ª rodada do Brasileiro. O Cruzmaltino tem 18 pontos e ocupa a 10ª colocação na tabela.
Fonte: UOL