As oitavas de final da Copa do Brasil já têm seus confrontos conhecidos. A CBF promoveu o sorteio dos duelos, com uma curiosidade: não será possível uma final entre times do mesmo estado. O evento foi realizado no início da tarde desta terça-feira, em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Os quatro cariocas - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - ficaram do mesmo lado da chave, ao lado dos mineiros Atlético-MG e Cruzeiro. Do outro, estão os três times paulistas (Corinthians, Palmeiras e Santos) juntos aos gaúchos Grêmio e Internacional.
Os aguardados clássicos regionais também não ocorrerão nas oitavas de final. A fase terá, como principais atrações, os confrontos Flamengo x Cruzeiro, Grêmio x Santos, e Atlético-MG x Botafogo. Data, horário e ordem dos jogos serão conhecidos apenas depois de novo sorteio, às 16h desta terça-feira, com acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM, com vídeo. A previsão é que os jogos de ida sejam nos dias 21 e 22 de agosto, e os de volta, nos dias 28 e 29.
No lado esquerdo do diagrama, está o confronto entre Corinthians x Luverdense-MT, com o vencedor enfrentando Grêmio ou Santos nas quartas de final. O Inter encara o Salgueiro-PE, e aquele que avançar pega Palmeiras ou Atlético-PR.
Do outro lado do emparelhamento, o Fluminense enfrentará o Goiás, e o Vasco, o Nacional-AM. Os vencedores se cruzam nas quartas. Fechando os confrontos, o Atlético-MG joga contra o Botafogo, e o Flamengo encara o Cruzeiro. Os vencedores destes dois jogos se encontram na fase seguinte.
As quartas de final poderão ter três dos seus quatro confrontos com clássicos estaduais: Corinthians x Santos, Fluminense x Vasco, e Botafogo x Flamengo (ou Atlético-MG x Cruzeiro).
Entenda como funcionou o sorteio
No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista que disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil. Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio.
No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.
Cada confronto das oitavas necessariamente tinha de ser formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, foram sorteados todos os times do bloco A, e só depois foram conhecidos seus adversários.
O sorteio do bloco A foi dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no ranking da CBF. A primeira dupla foi formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, foi sorteado um lado do diagrama (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4). Na squência, obedecendo o ranking, foram sorteados os times do pote B e o jogo de cada equipe.