Wagner do Nascimento Magalhães será o árbitro da partida entre Vasco da Gama e Botafogo, que, válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, acontecerá a partir das 18:30h deste domingo (04/08) no Estádio do Maracanã. Embora o Vasco tenha mais vitórias do que derrotas em jogos apitados pelo juiz (quatro triunfos, um empate e três reveses), pode-se dizer que no geral as lembranças são desagradáveis para a torcida vascaína.
Das quatro vitórias, três foram sobre times de menor expressão no Campeonato Carioca: Bangu, Madureira e Macaé. Foram cinco clássicos: apenas uma vitória, um empate e três derrotas. Contra o Botafogo, o retrospecto também é negativo: uma vitória e duas derrotas. Estes dois reveses, aliás, são bem dolorosos. O Vasco, que não ganha um turno do Campeonato Carioca desde 2004, bateu na trave em duas oportunidades contra o clube de General Severiano nos últimos dois anos: em 2012, perdeu na final da Taça Rio; em 2013, o revés foi na final da Taça Guanabara. Um detalhe marca as duas partidas: Wagner do Nascimento Magalhães apitou ambas as partidas.
Como lembrança positiva em clássicos, apenas a vitória sobre o Alvinegro no 1° turno do Campeonato Brasileiro de 2012: 1 a 0, com gol de Alecsandro em assistência de Juninho Pernambucano. Aliás, o Reizinho teve grande atuação nesta partida e saiu de campo ovacionado pela torcida do Vasco no Engenhão. O camisa 8 jogará o clássico: será sua terceira partida neste retorno a São Januário.
Outro detalhe em meio a um retrospecto negativo é positivo para o Vasco: nos dois jogos de Campeonato Brasileiro, uma vitória (esta contra o Alvinegro) e um empate, contra o Flamengo. Ambos em 2012.
Outro detalhe curioso é que será a primeira partida do Vasco no Maracanã apitada por Wagner do Nascimento Magalhães. O palco principal é o Engenhão, com cinco partidas - as cinco últimas, aliás. Diga-se de passagem, os últimos jogos são clássicos. Os três primeiros foram contra times pequenos: um em São Januário (goleada sobre o Bangu), um no Raulino de Oliveira (vitória sobre o Madureira) e uma no Moacyrzão (goleada sobre o Macaé).
Vale ressaltar que, na final da Taça Guanabara de 2013, o gol da vitória botafoguense por 1 a 0 foi ilegal, devido a um impedimento do zagueiro Bolívar. Os vascaínos também reclamam da atuação do árbitro no empate por 1 a 1 contra o Flamengo, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.
No balanço de todos os oito confrontos, são dezessete gols marcados pelo Vasco e doze sofridos. Contando apenas os clássicos, o saldo se torna negativo: são apenas cinco tentos assinalados pelo Gigante da Colina (média exata de um jogo por jogo) e nove sofridos (média de 1,8), o que reitera ainda mais que as lembranças vascaínas de Wagner do Nascimento Magalhães não são boas.
Que o jogo deste domingo comece a mudar esta história!
Confira todos os jogos do Vasco apitados pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães:
05/04/2009 - Campeonato Carioca: Vasco da Gama 4 x 0 Bangu (local: São Januário)
13/03/2011 - Campeonato Carioca: Madureira 2 x 4 Vasco da Gama (local: Raulino de Oliveira)
31/03/2012 - Campeonato Carioca: Macaé 1 x 4 Vasco da Gama (local: Moacyrzão)
29/04/2012 - Campeonato Carioca (Final da Taça Rio): Vasco da Gama 1 x 3 Botafogo (local: Engenhão)
25/07/2012 - Campeonato Brasileiro: Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo (local: Engenhão)
24/11/2012 - Campeonato Brasileiro: Vasco da Gama 1 x 1 Flamengo (local: Engenhão)
31/01/2013 - Campeonato Carioca: Vasco da Gama 2 x 4 Flamengo (local: Engenhão)
10/03/2013 - Campeonato Carioca (final da Taça Guanabara): Vasco da Gama 0 x 1 Botafogo (local: Engenhão)
Fonte: Supervasco