No último domingo, Juninho teve como companheiro de time o lateral Henrique, que tem nada menos do que a metade da idade dele. Tal situação deixa o Reizinho até satisfeito, pois mostra que o clube está apostando na base, algo que já fez com muito sucesso em outras épocas.
– O Vasco não pode perder isso e nem deve ter medo de arriscar. Sou mais a favor da base do que improvisação. Se um jogador é titular do sub-18 ou sub-20 do Vasco, se tiver chance, tem de colocar para jogar. Fiquei feliz de saber que contra o Fluminense jogaria com um jogador que tem a metade da minha idade, formado na base – elogiou o Rei.
Os jogadores oriundos das categorias inferiores do Gigante da Colina estão mesmo com moral. Mesmo com a volta dos, até então titulares, Yotún e Renato Silva, que estavam lesionados, os garotos Henrique e Jomar seguem treinando entre os 11, na lateral-esquerda e na zaga, respectivamente.
No atual time principal do Vasco, Alessandro, Luan, Marlone, Jhon Cley, Baiano, além da dupla Jomar e Henrique, são crias de São Januário.
Quando René Simões ainda era diretor executivo do Vasco, havia um projeto de montar uma equipe com oito atletas formados na base e mais três reforços contratados, no entanto, a ideia do "modelo Barcelona" não foi concretizada.
Philippe Coutinho e Alex Texeira são as duas últimas grandes revelações do clube de São Januário que caíram nas graças da torcida ao chegar no time principal.
Fonte: Lancenet