Família Vascaína,
Foi com alegria e entusiamo que vi a chegada de novas receitas, através dos patrocínios da Caixa Econômica Federal e da Nissan, e espero que outros recursos cheguem ao nosso Vasco.
Nesse sentido, estarei protocolando ao Presidente do Vasco, através da Secretaria do nosso Clube, algumas sugestões de ações objetivando a ampliação de receitas e uma racionalização das despesas, de forma a que tenhamos um equilíbrio financeiro maior, e ao mesmo tempo, possamos colocar o nosso Vasco, em patamares cada vez mais altos.
Faço-o também de forma pública, nesse momento, para ciência e repercussão no seio da Família Vascaína, para que junto dessas ações, haja uma nova postura e condução político-administrativa cada vez menos centralizadora, e com poder de participação cada vez maior dos Sócios, e principalmente dos Conselheiros e Vice-Presidentes.
Necessitamos também, de um Departamento de Marketing, mais bem comandado, menos oneroso e mais competente.
Eis o que penso sobre o tema ampliação de Receitas
1) Trabalhar buscando mais patrocínios e publicidade de forma pontual, para cada uma das Sedes do Clube, tornando-as, auto sustentáveis, e também em relação ao nosso Estádio de São Januário, afim de que consigamos o quanto antes a ampliação do mesmo e a tão importante melhoria do nosso entorno, através de parcerias público-privadas, que possam dar à nossa casa, uma capacidade de abrigar ao maior número de Vascaínos possível, e que cuja capacidade seja sempre a necessária para que o usemos em todas as competições que disputarmos, advindo daí dividendos técnicos e financeiros cada vez maiores.
2) Com as Certidões Negativas, viabilizar parceiros para os Projetos de Investimentos no Clube, em especial, através da Lei de Incentivo ao Esporte, de forma que concluamos nosso CT de Futebol Profissional, um CT próprio para as Categorias de Base, resgate da projetada Vila Olímpica, no espaço recebido em doação na Rodovia Washington Luiz (Duque de Caxias, RJ) e principalmente, investimentos no Remo, esporte que deu origem ao nosso amado Vasco, assim como, para os demais Esportes Olímpicos e Para-Olímpicos, que sejam desenvolvidos pelo nosso Clube.
3) Ampliação da arrecadação oriunda do Quadro Social, com descontos e contrapartidas de benefícios, vantagens e brindes aos Sócios, não somente do Rio de Janeiro, mas do Brasil e Mundo afora, especialmente aos que pagarem as suas mensalidades em cota única ou se mantenham adimplentes.
4) Renegociação de todos os contratos em vigor, antecipando as suas renovações e, não sendo possível, buscar novas empresas concorrentes, que ofereçam vantagens e condições, cada vez melhores para o nosso Vasco.
5) Recuperação junto à Emissora detentora dos direitos de transmissão, dos valores relativos ao PPV, hoje com critério equivocado, através de índices de pesquisas de torcida, com resultados 100% contestáveis, e que tem prejudicado o nosso Vasco, ao deixarmos de arrecadar algumas dezenas de milhões anuais a mais, comparados a Clubes co-irmãos, sendo que alguns deles, não tem a grandeza do nosso Club de Regatas Vasco da Gama.
6) Administração de forma cada vez mais transparente, competente e profissional, na correta exploração e valorização, das franquias dos Núcleos e Escolinhas, especialmente do Futebol, em todo o Estado do Rio de Janeiro e Brasil. Com presença e representatividade em todos os Estados e Capitais do nosso Brasil, e no maior número possível das milhares de cidades do nosso País, que além de nos possibilitar alguns milhões em caixa mensalmente, poderiam nos brindar com a possibilidade da descoberta de mais craques para o nosso Clube, desde a nossa Base, que nos daria retorno técnico e financeiro no futuro, além de ampliar cada vez mais o alcance da nossa fortíssima MARCA VASCO, no nosso País, de dimensões continentais.
7) Realização de algumas das partidas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, sempre que o regulamento e as condições técnicas nos favorecerem, em Arenas e Estádios do Brasil, especialmente, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos quais temos um grande universo de Vascaínos, nos possibilitando maiores arrecadações, além de estímulo a que mais e mais Vascaínos estejam aderindo ao nosso citado Plano de Sócios, e também para que alguns que ainda não conhecem a grandeza do nosso Vasco, possam conhecer e com isso, aumentarmos o universo de Vascaínos e Vascaínas.
Da mesma forma, tão importante quanto as Receitas, é o enxugamento das nossas Despesas, principalmente nesses pontos:
1) Enxugamento do nosso excessivo quadro de funcionários, realizado após um criterioso estudo e recadastramento, dentro da necessidade de manutenção do pleno e correto funcionamento do Clube, preparando e capacitando aos que forem mantidos, e criando planos de carreira, benefícios e incentivos para os mesmos, afim de que orgulhem-se de trabalharem no Vasco, com salário sempre justo e pago em dia, o que sempre é fundamental.
2) Projetar o Departamento de Futebol Profissional, com avaliação do elenco atual e um enxugamento, após criteriosa análise da Comissão Técnica. Após isso, negociar por empréstimo ou em definitivo, atletas cujos desempenhos, precisem de uma maior maturação em outros Clubes, ou estejam em desacordo com a grandeza do nosso Vasco, respectivamente. Isso nos desoneraria e capacitaria a qualificar mais o Elenco, e que a quantificação viesse prioritariamente através da oportunidade aos atletas oriundos das nossas Divisões de Base.
Por último, fica o apelo para que ações voluntárias, apolíticas e transparentes, oriundas de alguns dos dezenas de milhões de Vascaínos e Vascaínas, como é o exemplo da campanha ''Dívida Zero'' e outras campanhas similares, possam ser abraçadas de forma efetiva e calorosa pela nossa Família Vascaína, e que receba total apoio e divulgação, do Presidente e demais integrantes da Diretoria do nosso Vasco, inclusive, através dos canais oficiais do nosso Clube.
E que questões desagradáveis como essa oriunda do chamado Consórcio Maracanã, nunca mais peguem-nos de surpresa, e que estejamos sempre na vanguarda, e se ocorrer algo que nos prejudique, quer no diálogo, quer pelas vias judiciais, jamais abramos mão do que nos é de direito e tradição do Club de Regatas Vasco da Gama.
Sigamos na luta por um Vasco cada vez melhor, e que cada vez possa mais!
Saudações Vascaínas!
Jayme Lisboa Alves
Fonte: Facebook de Jayme Lisboa Alves