Feminino: Campeonato Brasileiro terá início em 14 de agosto; Vasco será um dos 20 participantes

Segunda-feira, 22/07/2013 - 08:42

O Botafogo-PB está confirmado na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A competição será disputada por 20 clubes e começa no dia 14 de agosto. A final está prevista para 24 de novembro.

Apesar de não ser o atual campeão estadual, o Botafogo acabou se beneficiando pelo critério da disputa. Isso porque, para esta primeira edição, a CBF resolveu convidar os melhores clubes do ranking nacional de futebol feminino. O Kashima é o atual campeão paraibano de futebol feminino e, inclusive, representou o Estado na Copa do Brasil. O curioso é que o Botafogo conseguiu se firmar no ranking nacional justamente utilizando a base que hoje está no Kashima.

Além das Belas, apenas outros cinco times são do Nordeste: Caucaia (CE), São Francisco (BA), Tiradentes (PI), Viana (MA) e Vitória de Santo Antão (PE).

A Caixa Econômica Federal será a responsável por custear a realização do 1º Campeonato Brasileiro feminino. A estatal vai financiar pelas passagens aéreas e despesas com hotéis - incluindo alimentação.

De acordo com a CBF, a disputa será regionalizada, com os clubes divididos em quatro grupos de cinco times. O clube mandante de cada jogo ainda receberá uma ajuda de custo de R$ 5 mil. Já a Federação local receberá R$ 7 mil do patrocinador para despesas com arbitragem, policiamento, gandulas, maqueiros, ambulâncias, enfermeiros e médicos.

A CBF formulou convites para todos os clubes, mas ainda depende da confirmação oficial de todos eles. Se algum desistir de jogar, serão chamados os próximos clubes imediatamente classificados no ranking de futebol feminino.

Quem está na disputa:

1 Adeco-SP
2 Ascoop-DF
3 Atlético-MG
4 Botafogo-PB
5 Caucaia-CE
6 Duque de Caxias-RJ
7 Foz Catarata-PR
8 Francana-SP
9 Iranduba-AM
10 Kindermann-SC
11 Mixto-MT
12 Pinheirense-PA
13 Rio Preto-SP
14 São Francisco-BA
15 São José-SP
16 Tiradentes-PI
17 Tuna Luso-PA
18 Vasco-RJ
19 Viana-MA
20 Vitória de Santo Antão-PE

Fonte: GloboEsporte.com