Paralelamente ao acordo firmado com Fazenda Nacional e Receita Federal para parcelar a alta dívida que bloqueia as verbas, o Vasco ganha fôlego com um movimento que cresce a cada dia. Criado na internet, o "Vasco Dívida Zero" atingiu na noite de quarta-feira a marca de R$ 500 mil abatidos através de doações de torcedores. Ainda que não seja representativo comparado aos mais de R$ 87 milhões de débito acumulado, a campanha tem planos de se expandir e continuar contribuindo para tirar o clube da crise financeira que vive há cerca de um ano.
Até o momento, três pequenas dívidas foram pagas e sete têm os valores reduzidos a cada depósito. Os organizadores não sabem exatamente a origem de cada cobrança. Por ora, estão preocupados apenas em dar passos curtos e garantir a lisura do processo via seu site oficial (www.vascodividazero.com.br), que conta com 12.500 mil cadastrados - estima-se que mais de 70% destes efetuam o pagamento a partir do Darf (boleto bancário) emitido na hora.
Já com o apoio da diretoria, a equipe preparou centenas de camisas em alusão à ideia, vão distribuir panfletos na porta do Maracanã, antes e depois do clássico contra o Fluminense, no domingo, e reúnem ídolos cruz-maltinos para enfatizar a importância do engajamento. Depois do treino da manhã de quarta, foram recebidos pelo diretor de marketing do Vasco, Henry Cantfield, e tiraram fotos com o meia Santiago Montoya, com o coordenador da base, Mauro Galvão, e com o preparador de goleiros Carlos Germano, que até gravou um depoimento.
- Vai haver uma mudança para melhor agora que anunciaram o acordo. No contato com o Koehler (em maio), ele comentou que precisávamos lutar para triplicar o número de cadastrados. E isso tem acontecido. O torcedor vai ganhar mais ânimo para participar agora que as coisas estão melhorando. E vai ser mais fácil abater das parcelas - explicou Giordano Mochel, de São Luís, no Maranhão, que está no Rio de Janeiro pela campanha.
E é justamente a diversidade de regiões que incentiva mais a união e mostra que o projeto tem dado resultado. Vascainos de todos os 26 estados da República (mais o Distrito Federal, reduto de milhares de torcedores e segundo colocado no ranking acima) já fizeram doações.
- Acho que esse é o segundo maior movimento da história de um clube. O primeiro também foi do Vasco, com a construção de São Januário (grande parte pelas mãos de integrantes da colônia portuguesa). Fomos a Brasília, vamos a jogos no Nordeste e vamos batalhar com o pessoal do marketing do clube mais ações para tornar a campanha abrangente - ressaltou.
No portal do movimento, há uma lista detalhada com todas as contribuições para evitar suspeita de que o dinheiro possa ser desviado. Ao quitar o documento gerado no ato, a contribuição vai direto para a conta da Receita Federal ou da Fazenda Nacional, sem intermediários. A cota mínima é de R$ 20.
Além de torcedores comuns, ex-dirigentes, conselheiros, beneméritos e grupos já participaram. A Associação dos Amigos do Vasco doou R$ 55 mil, disparada a maior quantia até aqui, oriunda da sobra de outra arrecadação. Outro projeto, denominado "Campanha dos 100 mil", chegou a ser chancelado pelo Vasco antes mesmo do começo de seu parceiro, mas tem evoluído pouco recentemente. Há 21.360 cadastrados, em um formato um pouco mais amplo e complexo.