O Vasco da Gama estreou na tarde desta quarta-feira (17/07) na Copa do Brasil Sub-17. O time comandado pelo treinador Cássio Barros demonstrou uma boa organização defensiva e conseguiu evitar a derrota no Estádio Major Antônio Couto Pereira. Os Meninos da Colina empataram em 1 a 1 com o time coxa-branca.
O resultado dá ao cruzmaltino a possibilidade de avançar de fase com uma vitória ou com um empate em 0 a 0. Caso o resultado da primeira partida se repita, a vaga será definida nos pênaltis. O Coritiba se classificará caso vença ou conquiste um empate igual ou acima de 2 a 2.
A segunda partida entre Vasco e Coritiba acontecerá na próxima terça-feira (23/07), às 16 horas, no Estádio de São Januário. O duelo entre os Meninos da Colina e os Piás do Couto será transmitido pelo canal por assinatura Espn Brasil.
O Jogo
Primeiro tempo
Ciente que na Copa do Brasil vencer dentro de casa é fundamental, o Coritiba iniciou a partida pressionando a equipe vascaína. Logo aos três minutos, Thiago Ferreira arriscou de longe e obrigou o goleiro do Vasco a fazer uma boa defesa. A equipe coxa-branca continuou atacando o Gigante da Colina, porém só aos 23 minutos voltou a assustar com o zagueiro Fernando Dinis. O defensor aproveitou um belo cruzamento e acertou a trave do arqueiro cruzmaltino.
Sete minutos depois foi a vez do lateral-esquerdo Taigo chutar de longe e obrigar Alexandre a fazer uma importante defesa. Aos 39, Thiago Ferreira voltou a arriscar, mas outra vez não conseguiu estufar as redes do Couto Pereira. Bem postado defensivamente, o Vasco só assustou a equipe coxa-branca nos minutos finais da primeira etapa. Na oportunidade, o Gigante da Colina obrigou o goleiro do clube paranaense a fazer duas importantes defesas.
Segundo tempo
As duas equipes voltaram para a segunda etapa com a mesma postura. Enquanto o Coritiba atacava em busca do primeiro gol, o Vasco se defendia com o objetivo de levar uma boa vantagem para o jogo de volta. A insistência dos “Piás do Couto” surtiu efeito ainda no início da etapa final. Aos 10 minutos, após falta cobrada pelo lateral-direito Marcelo, o zagueiro-artilheiro Marcelo Dinis abriu o placar para o clube paranaense: 1 x 0.
O gol empolgou o Coxa, que partiu para cima do Vasco e por pouco não ampliou o placar aos 16 minutos. O cruzmaltino tentou empatar a partida dois minutos depois, porém não conseguiu ultrapassar a defesa adversária. A resposta do Coritiba veio aos 22 minutos com Evandro, que recebeu um ótimo passe de Thiago Ferreira e obrigou Alexandre a fazer uma excepcional defesa. O atacante voltou a levar perigo para a meta vascaína aos 29 minutos.
O Coritiba teve outras chances de ampliar o marcador, porém não conseguiu furar o bloqueio do Gigante da Colina. As diversas oportunidades desperdiçadas custaram caro para o Coxa, que aos 40 minutos viu o "Trem-Bala" juvenil empatar a partida com Bruno Cosendey. O meia aproveitou um bom cruzamento de Marquinhos e usou a cabeça para empatar a partida: 1 x 1.
Jogos do Vasco na Copa do Brasil sub-17:
17/07/2013- Coritiba 1 x 1 Vasco da Gama- Couto Pereira- Bruno Cosendey.
23/07/2013- Vasco da Gama x Coritiba- São Januário
Com informações do Twitter Oficial do Coritiba e do Programa "Só dá Base".
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco
Coritiba cede empate ao Vasco na estreia da Copa do Brasil Sub-17
O Coritiba estreou ontem à tarde, na I Copa do Brasil Sub-17 com empate em 1x1 contra o Vasco da Gama, no Estádio Couto Pereira. O resultado não traduz o que foi a partida, premiando os cariocas que empataram no final. Para o jogo da volta, terça-feira, dia 23, às 16h, no Rio, quem vencer passa de fase. Empate em 0x0 classifica o Vasco. Novo 1x1, leva a decisão para os pênaltis e empate por 2 ou mais gols, classifica o Coxa.
O vencedor deste duelo enfrenta o vencedor entre Joinville x Palmeiras, que ontem à noite jogaram na Arena Joinville, em Santa Catarina.
Um show à parte
Fernando Dinis, camisa 4 do Coxa abriu o placar do jogo. Antes, no 1.º tempo, ele acertou um cabeceio na trave e depois do gol, foi um terror pros cariocas (ao lado de seu companheiro de zaga, Geovani): nas cobranças de bolas paradas, Dinis ganhou quase todas. Numa delas, ele marcou, mas a arbitragem assinalou impedimento, corretamente.
Domínio total
O Coritiba foi melhor nos 90 minutos (apesar de ser Sub-17, cada tempo teve 45 minutos!), criou muito, finalizou bastante, mas marcou apenas um. O Vasco, porém, mostrou força e entrosamente entre goleiro e sua defesa. À rigor, em apenas um lance, fora o gol, o Vasco ameaçou a meta de Gabriel: foi aos 42’ iniciais, quando o camisa 8 Marquinhos, finalizou forte de fora da área, obrigando o goleiro coxa-branca a espalmar à escanteio.
1x0 - O gol só saiu na 2.ª etapa. Mais uma vez, o zagueiro-artilheiro Fernando Dinis deixou sua marca. Ele ficou com sobra em cobrança de falta pela direita, de Marcelo, aos 10’.
1x1 - O empate vascaíno veio numa cobrança de falta: o camisa 8, Marquinhos, pôs bola venenosa na área, onde Bruno, que saiu do banco, desviou com leve toque pra dentro da meta de Gabriel. O gol saiu aos 40’, sendo muito comemorado.
Até o apito final do árbitro Fábio Filipus, ninguém fez mais nada. Nas laterais correram Moisés de Souza e Rafael Trombeta. Na mesa, o eficiente Luiz Frecceiro. 4.º árbitro: Rodolpho Marques.
Público anunciado: Total: 562. Pagante: 478. Renda: R$ 5.535,00.
Coritiba: Gabriel; Marcelo, Geovani, Fernando Dinis (a) e Taigo; Júlio Rusch (a), Júlio Gruba (Rodrigo), Kady e Thiago Ferreira; Gleyson (Evandro) e Gustavo Mosquito (Gustavo Soares). Mais: Rafael Fachin; Alisson, Wesley e Hadrian. Técnico: Allan Aal.
Vasco da Gama: Alexandre; Matheus Pinheiro, Matheus Cambuci, Berg (a) e Hugo; Lucas Barbosa, Hugo Lavouras, Marquinhos e Igor (Caio Faier); Renato Kayser e Jarles (Bruno). Mais: Yuri; Rafael, Vitor Hugo, Matheus Barbosa e Gegê. Técnico: Cássio Barros.