O clássico carioca amanhã, no Mané Garrincha, vai reunir os dois times de maior torcida no Distrito Federal. No embalo do confronto pelo Campeonato Brasileiro, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) adiantou, com exclusividade ao Correio, uma parcial do perfil dos torcedores flamenguistas e vascaínos na cidade.
A pesquisa — realizada em 10 Regiões Administrativas (RAs) — mostra mais pontos de semelhança do que de divergência entre os fãs dos dois clubes. Os mais fanáticos podem querer distância de qualquer ponto comum com o adversário, mas três das cinco variáveis analisadas indicam características parecidas entre cruz-maltinos e rubro-negros. Empatadas nos quesitos gênero, naturalidade e escolaridade, as duas torcidas das RAs onde o estudo foi feito são predominantemente masculinas, nascidas no Distrito Federal e que não concluíram o ensino fundamental.
Diferentemente do que pregam as brincadeiras provocativas entre os torcedores, os flamenguistas é que levaram a melhor no quesito renda. Apesar da maior média ser vascaína, com 23,6% ganhando entre cinco e 10 salários mínimos, os rubro-negros tiveram maior peso na renda acima de 20 salários mínimos. Já no tempo de estudo, o Vasco vence a disputa de fãs com nível superior completo.
Fonte: Superesportes