O Vasco da Gama está muito próximo de se tornar o primeiro clube carioca a receber o Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol. O documento dá ao seu portador o direito de assinar contratos de formação e ser indenizado pela transferência de jogadores a partir dos 14 anos de idade. O certificado somente é entregue para os clubes que seguirem uma série de regras estabelecidas pela Lei 12.295/11, que alterou a recentemente a Lei 9615/98, popularmente conhecida como Lei Pelé.
Cinco os requisitos que precisam ser cumpridos para que determinada equipe consiga obter o tão sonhado certificado, são eles: 1- apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos responsáveis pela orientação e monitoramento das respectivas categorias de base; 2-comprovar a participação em competições oficiais de todas as categorias; 3- apresentar programa de treinamento de todas as categorias detalhando os responsáveis; 4-promover assistência educacional que permita ao atleta frequentar o curso em horários compatíveis; 5- proporcionar assistência médica aos atletas. É importante relatar que o item 5 é dividido em vários subitens.
Gerente de área técnica das categorias de base do Gigante da Colina, Mário Reigotta, frisou a importância do documento e afirmou que o mesmo servirá para comprovar a evolução das divisões inferiores do cruzmaltino nos últimos meses:
- O objetivo maior do trabalho é conseguir o certificado de clube formador para o Vasco. Nós fomos o primeiro clube que entregou a documentação no Brasil. Essa é uma certificação importante para o clube, pois dará ao mesmo uma tranquilidade muito maior em relação aos atletas. Poderemos registrar nossos contratos de formação com mais segurança e dar mais segurança para as categorias de base do clube. Estamos totalmente empenhados e próximos de obter essa certificação. Será um marco muito importante para as categorias de base do clube - afirmou ao programa "Só dá Base".
O dirigente afirmou que o CCF fará com que casos como o de Thiago Mosquito, que deixou o clube no ano passado após não aceitar assinar um contrato profissional, não voltem a se repetir. Reigota também exaltou o fato do Vasco ser atualmente o clube carioca mais próximo de conseguir obter esse importante certificado:
- Aqui no Rio de Janeiro não existe nenhum clube certificado ainda. O Vasco está bem próximo de conseguir essa certificação. Será muito importante, pois nos dará uma tranquilidade muito grande a nível legislativo. Teremos uma tranquilidade maior no que diz respeito aos nossos atletas amadores, principalmente aqueles que possuem entre 14 e 16 anos. Hoje temos com eles um contrato de formação e uma bolsa aprendizagem, mas o vínculo não é registrado. A partir do momento que a gente tiver essa certificação poderemos registrar esses contratos e ter uma série de benefícios em relação a manutenção desses atletas, evitando assim que casos como o do Mosquito voltem a a acontecer. É de extrema importância que o clube consiga essa certificação. Estamos bem próximos de atingir esse nível de excelência - disse ao programa "Só dá Base".
Leia também:
> Leia a Resolução da CBF sobre o Certificado de Clube Formador (CCF)
> Saiba a importância do Certificado de Clube Formador (CCF)
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco