O dia era 23 de janeiro de 1992, uma quente quinta-feira e, bons atrativos não faltavam. Era o jogo de abertura da temporada do futebol brasileiro e em campo, um combinado Flamengo/Vasco, comandado pelo Velho lobo Zagallo e outro com Corinthians/Palmeiras, dirigido por Parreira, o então técnico da seleção brasileira.
O local escolhido foi o Maracanã. A renda da partida seria doada para algumas instituições de caridade e a publicidade mostrava Júnior Capacete com a camisa do Vasco e Bebeto, com a do Flamengo. Pelo lado dos paulistas, Neto retornaria aos gramados após longo gancho por ter cuspido no rosto do árbitro José Aparecido de Oliveira, o escolhido para apitar a partida.
No primeiro tempo, as torcidas de Vasco e Palmeiras ficaram em total silêncio enquanto Flamengo x Corinthians jogavam. O mesmo aconteceu na segunda etapa quando Vasco e Palmeiras estavam em campo.
O grande objetivo da partida era dar um grito de paz nos estádios. Usar as grandes rivalidades de Rio e São Paulo foi a grande opção naquele momento. Pelo menos naquele dia, o pedido foi atendido. Mesmo com a separação das torcidas na arquibancada, muitos aplausos eram ouvidos e também, várias brincadeiras por ver os rivais envergando camisas adversárias.
Ficha técnica da partida:
VASCO/FLAMENGO 1 X 2 PALMEIRAS/CORINTHIANS
Competição: Amistoso
Data: 23/01/1992
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: José Aparecido de Oliveira (SP).
Público: 27.601 pagantes.
VASCO/FLAMENGO: Gilmar, Luiz Carlos Wink (Uidemar), Alexandre Torres, Wilson Gottardo (Jorge Luís) e Eduardo (Piá); Charles Guerreiro, Júnior (Geovani) e Zinho; Bebeto, Gaúcho (Sorato) e William (Paulo Nunes).
PALMEIRAS/CORINTHIANS: Carlos (Ronaldo), Giba, Marcelo, Guinei e Dida (Odair); César Sampaio, Wilson Mano (Erasmo), Edu Marangon (Betinho) e Neto (Tupãzinho); Evair (Marcelinho Paulista) e Paulo Sérgio.
GOLS: Paulo Sérgio 34/1º (PAL/COR), Tupãzinho 11/2º (PAL/COR) e Bebeto 44/2º (VAS/FLA).