Em 1974, acidente com fogos e balões de gás feriu 25 vascaínos na final do Carioca

Quinta-feira, 04/07/2013 - 07:56

FORÇA JOVEM 1974: FINAL DO CARIOCA EXPLOSÃO DE BOLAS FEREM 25 PESSOAS

Final do Campeonato Carioca entre Vasco X Flamengo.

A explosão de 1 mil 500 bolas de gás, pouco antes do jogo, provocou queimaduras em 25 torcedores. Sete foram internados em estado grave .

O acidente começou quando fogos de artifícios atingiram as bolas, que seriam soltas no momento em que o Vasco entrasse em campo.

Os feridos são todos integrantes da Torcida conhecida como Força Jovem do Vasco e foram conduzidos, em ambulância, carros da ADEG e particulares aos Hospitais Salgado Filho e Souza Aguiar.

O fogo atingiu o Placar Eletrônico situado a direita das Tribunas Especiais.

Muitas outras pessoas sofreram ferimentos.

Algumas foram atendidas no Posto Médico do Estádio. Houve quem não quisesse ser medicado.

UMA FAÍSCA

O Estádio estava completamente lotado quando, apesar da proibição, a Torcida da geral começou a soltar fogos de artifício. Uma faísca caiu sobre as bolas, ocasionando a explosão e o incêndio no Placar Eletrônico. Todos os que estavam próximos saíram queimados, enquanto outros feriram-se durante o tumulto que se seguiu.

O policiamento de serviço imediatamente apanhou os feridos e os conduziu para o Posto Médico da ADEG, que já havia pedido ambulâncias ao Hospital Souza Aguiar e ao Salgado Filho.

Os mais graves foram colocados em Kombis e carros particulares e levados para os Hospitais. A notícia do acidente, transmitida pelas rádios, fez com que muitas pessoas se deslocassem para os estabelecimentos hospitalares a procura de informações de parentes e conhecidos. (23 de Dezembro)

Aliás, sobre a origem do acidente várias versões surgiram, cada uma mais complicada que a outra.

Ely, Chefe da Torcida e testemunha ocular do fato, explicou que os balões estavam suspensos e atrapalhando a visão dos torcedores que pediram que eles fossem abaixados. Colocados atrás do placar, os balões ficariam até o momento em que o time do Vasco entrasse em campo e quando terminou a preliminar, alguém encostou uma ponta de cigarro provocando a explosão. (27 de Dezembro)

Fonte: Jornal do Brasil 23 de Dezembro e Jornal Diário de Notícias 27 de Dezembro de 1974



Fonte: Blog Torcidas do Vasco