A Copa das Confederações chegou ao fim e o torcedor carioca quer saber quando vai voltar a ter o Maracanã fazendo parte do cenário esportivo da cidade. Sem o Engenhão desde o início de maio, foi preciso ir a Volta Redonda, Macaé ou mesmo ficar vendo seu time pela televisão. Exceção feita ao Vasco. Mas a data para a volta do ex-maior do mundo já está definida. No próximo dia 14 de julho, Vasco x Flamengo vão marcar a volta dos clubes ao novo Maracanã.
O consórcio que venceu a licitação do estádio só vai recebê-lo da Fifa na próxima sexta-feira. "É o tempo que vamos precisar para desmontar a estrutura provisória, retirar os cabos de televisão, tirar tudo o que envolve a estrutura de uma competição Fifa, e aí sim entregar a quem vai gerenciar o estádio", disse Saint-Clair Milesi, gerente de comunicação do Comitê Organizador da Copa do Mundo.
Mas se isso valesse para todos os estádios seria impossível Brasília e Recife receberem jogos do Brasileiro na próxima semana, coisa que vai acontecer, inclusive com clubes cariocas. Flamengo e Coritiba se enfrentam no próximo sábado em Brasília, e Fluminense e Botafogo jogam o clássico carioca na Arena Pernambuco no domingo. De acordo com fontes da prefeitura consultadas pelo Terra, há um certo temor dos novos concessionários em colocar o Maracanã para funcionar imediatamente, ainda mais pelo fato de que os novos administradores ainda não tiveram o estádio em mãos por nenhum minuto.
Mas de acordo com Milesi, o COL vai seguir dando todo apoio aos seis estádios da Copa das Confederações para que as arenas sejam intensamente testadas até a Copa do Mundo de 2014. "Isso é um interesse do COL, porque quanto mais usarmos, mais vamos conseguir detectar e corrigir problemas para o ano que vem", afirmou.
Parte da equipe de orientadores de público e segurança privada, além de voluntários, vai ser colocada à disposição das arenas. "Já tivemos uma reunião com todos eles, e eles sabem que podem contar com nossa ajuda", disse Milesi.
O Terra tentou ao longo da semana conversar com algum responsável do consórcios formado pelas empresas Odebrecht, AEG e OGX, mas eles só querem falar oficialmente sobre seus planos para o Maracanã depois de receberem oficialmente o estádio das mãos da Fifa. O consórcio já negocia com Flamengo, Fluminense e Botafogo para que os clubes mandem suas partidas no estádio.
Por enquanto, só o Flamengo ainda não chegou a um princípio de acordo com o grupo. O Maracanã precisa ser testado antes de voltar a ser entregue à Fifa em maio do próximo ano para estar no ponto para a Copa do Mundo.
Fonte: Terra