Há 40 anos, Ely Mendes, chefe da FJV, falava sobre preparativos para decisão da Taça GB

Segunda-feira, 01/07/2013 - 08:49

FORÇA JOVEM 1973: ELES SÃO CHEFES MESMO NA DESGRAÇA: ELY ENSAIA O ADEUS

Aos inimigos se manda flores.

O Chefe da Torcida Força Jovem do Vasco, Ely Mendes sabe disso e os Vascaínos estão preparados para prestar uma grande homenagem ao Flamengo na partida de hoje.

Se o Vasco vencer o jogo, milhares de lenços brancos serão agitados na arquibancada do Maracanã, ao lado de centenas de lanternas acesas.

Todos os Vascaínos se unirão no final e cantarão num dos maiores coros que o Estádio já ouviu.

"Ai, ai, ai, ai, ai, tá chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem, eu tenho que ir embora."

Ely Mendes é Chefe de Torcida desde 1969 (TOV), quando a Torcida Força Jovem foi formada (na realidade Ely entrou na Força em 1971), para renovar e dinamizar a tradicional Torcida do Vasco (TOV).

De lá para cá, ela cresceu muito e atualmente ocupa um imenso espaço atrás do gol do lado esquerdo da Tribuna de Honra.

Sua bateria tem mais de 30 peças e a maioria dos membros é jovem de 20 a 25 anos.

“Olha uma coisa tenho que reconhecer, o Flamengo é um dos maiores Clubes do Rio e do Brasil, mas só fico satisfeito quando o vejo atrás do Vasco. Acho que esta partida cale muito mais para eles do que pra nós. De qualquer maneira, se o Vasco perder ficará numa situação ultra delicada, por isso lá estaremos para incentivar nosso time até o último minuto”, afirma Ely.

A Força Jovem do Vasco fez uma importante remodelação em termos de Torcida, acompanha a equipe do Vasco em todos os lugares. Já foi a Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

“No ano que vem iremos a Manaus com a inauguração da Transamazônica. A nossa próxima excursão será a Florianópolis, quando o Vasco jogará com o Figueirense. Quero até aproveitar a oportunidade para pedir a todos os Vascaínos que comprem logo sua passagem de ônibus no Cineac. A excursão sairá do Rio dia 30 sexta feira às 22 horas. Uma passagem custa apenas Cr$ 95,00”.

A grande preocupação do Chefe da Torcida e com a estréia do Zagueiro Marcelo, que ele vem acompanhando há 4 anos.

“Nossa Torcida está presente em todos os acontecimentos esportivos do Vasco. Estamos acompanhando Marcelo já faz quatro anos no time do juvenil. Para mim e todos os outros, é uma satisfação vê-lo estrear no time principal. Levamos faixas para incentivá-lo.

A faixa “Renê já és nosso Ídolo”, será mantida na arquibancada até acabar a suspensão do jogador, pois a Força Jovem achou injustiça sua suspensão.

Fonte: Jornal Diário de Notícias 25 de Novembro de 1973



Fonte: Blog Torcidas do Vasco