Nada como um dia após o outro. O frágil elenco vascaíno, motivo de reclamação por parte dos torcedores, vinha sofrendo com carências em algumas posições. O ataque era uma das principais a sentir a dura realidade de São Januário. O atacante Eder Luis chegou a admitir que tinha que atuar no sacrifício em algumas ocasiões por não ter substituto. A presença do equatoriano Tenorio no departamento médico angustiava os vascaínos. Porém, a realidade na Colina está bem diferente agora, com o setor tendo uma disputa muito acirrada.
Com a contratação de Reginaldo, que vinha atuando no Siena, da Itália, o elenco do Vasco passa a contar com nove jogadores para a posição. Esse número deverá cair na próxima semana, quando Romário, revelado nas categorias de base do clube, será emprestado, provavelmente para uma equipe asiática. Além de Eder Luis e Tenorio, o clube contratou no início do ano Leonardo, ex-Coritiba e Atlético-MG. O jogador, porém, vem sofrendo com uma série de lesões e tem sido presença constante no departamento médico.
Para o Campeonato Brasileiro, além de Reginaldo, foram contratados Edmilson, ex-Palmeiras e que estava no futebol japonês, André, que tem os direitos federativos ligados ao Atlético-MG e que estava no Santos, e Robinho, que ficou mais conhecido por ser amigo do zagueiro Dedé do que pelas boas atuações dentro de campo. Thiaguinho foi contratado junto ao Cruzeiro, enquanto que Thales foi promovido das categorias da base.
“No meu entender é sempre importante o Vasco contar com muitos jogadores capazes de entrar em campo e ajudarem o time a conquistar as vitórias que deseja. Vejo a disputa por posições muito sadia, até porque nós teremos pela frente a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Com isso, muitas peças serão usadas, a temporada é desgastante e quanto mais opções melhor”, disse Eder Luis.
Edmilson revela que Paulo Autuori já abordou o assunto com o elenco. “Como todo treinador, o Autuori quer sempre ter muitas opções para poder variar a maneira da equipe atuar ao longo dos jogos. Ele é muito transparente e já deixou claro para nós que vai sempre jogar quem estiver melhor. Portanto, estamos cientes de que a disputa pelas posições é muito sadia”, afirmou Edmilson.
Dentro de campo, porém, a variedade no ataque ainda não se refletiu. O time marcou apenas cinco gols nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão, figurando como o 11º melhor ataque do Brasileirão. Justamente por isso Paulo Autuori comandou um treino puxado na manhã desta sexta-feira, de ataque contra defesa, para começar a corrigir essa deficiência. O treinador exigiu bastante dos homens de frente, com estes tendo que partir do meio-campo com a bola dominada, trocar passes e chutar com perfeição. Além disso, eles foram testados em cruzamentos rasteiros e pelo alto. O elenco volta a treinar na manhã deste sábado e o domingo será de folga. Na próxima semana acontecerá um período de treinos em Pinheiral (RJ).
Durante o treino o meia Alisson deu um susto ao cair em campo e colocar a mão na coxa. Ele precisou de atendimento médico, mas depois retornou normalmente para as atividades. O time volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro no dia 7 de julho, quando visita o Internacional no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), pela sexta rodada do Brasileirão.
Fonte: Gazeta Esportiva