Os jogadores do Vasco, indiretamente, acompanharam de perto a operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na favela Nova Holanda, que pertence ao Conjunto da Maré. A região é vizinha ao Cefan, local da Marinha que o Gigante da Colina tem realizado seus treinos.
Enquanto o técnico Paulo Autuori comandava a atividade, um helicóptero do Bope constantamente sobrevoava a região, em algumas oportunidades até chegando mais próximo ao campo, o que despertou a curiosidade dos atletas, muitos deles ainda sem saber o que estava acontecendo.
A operação na Nova Holanda começou na noite desta segunda-feira após uma manifestação no bairro de Bonsucesso. De acordo com a Polícia Militar, traficantes se infiltraram no protesto e fizeram um arrastão. Uma caçada então foi iniciada atrás dos bandidos, o que causou a morte do sargento Ednelson Jerônimo dos Santos, de 42 anos.
A ação continuou na manhã desta terça e quem chegava para o treinamento do Vasco percebia um grande efetivo de policiais na Avenida Brasil, que beira a comunidade. Ao todo, nove pessoas já morreram no confronto.
Fonte: Lancenet