Quando o técnico Alexandre Gallo anunciou a convocação do atacante Caio Monteiro para a Seleção Brasileira sub-17 vários vascaínos passaram a se perguntar o motivo que fez o jovem da Geração 97 ter sido chamado. A grande maioria utilizou o bom momento de Renato Kayser para justificar esse questionamento.
Apesar do atual artilheiro do Campeonato Carioca juvenil viver uma excelente fase, Caio possui um retrospecto bastante interessante nos últimos anos com a camisa do Gigante da Colina. O jovem foi o artilheiro dos últimos quatro campeonatos estaduais que disputou. A sequência começou ainda em 2009, quando ele se sagrou goleador máximo da Espírito Santo Cup e da Copa Light. No ano seguinte, em 2010, o garoto da Vila Cruzeiro foi artilheiro do Carioca mirim. Repetiu feito em 2011 ao marcar 20 gols em seu primeiro estadual infantil.
No ano passado, Caio voltou a brilhar e conseguiu terminar a temporada como goleador máximo do Carioca. Na oportunidade, o jovem balançou as redes 29 vezes. Segundo o treinador da categoria juvenil, Cássio Barros, o bom desempenho do jogador nas últimas temporadas contribuiu bastante para sua convocação:
- Nós sabemos que é complicado um atleta 97 ser convocado para a Seleção, mas o Caio conseguiu essa oportunidade por conta da regularidade que ele vem tendo. São três anos que trabalho com o Caio e nesses três anos ele foi o artilheiro da categoria. O Caio é um jogador de qualidade e que precisa aproveitar esse momento na Seleção para adquirir maturidade e experiência. Ele tem tudo para se manter na Seleção se fizer isso - afirmou o técnico Cássio Barros ao programa "Só dá Base".
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco