A seleção da Espanha, atual campeã do mundo e bicampeã europeia, pisará o gramado do Maracanã na tarde desta 5ª-feira (20/06) para enfrentar o Taiti pela Copa das Confederações. Será o retorno da "Fúria" ao "Maior do Mundo" após 63 anos. A última vez em que os espanhóis atuaram no estádio mais famoso do Brasil foi no quadrangular final da Copa do Mundo de 1950, contra os donos da casa, e acabaram goleados por 6 a 1. Naquela ocasião, cinco dos onze jogadores da Seleção Brasileira eram do Vasco (Barbosa, o capitão Augusto, Danilo, Ademir e Chico), assim como o treinador Flávio Costa. Além disso, dos seis gols sofridos pela Espanha, três foram cruzmaltinos: um de Ademir e dois de Chico. E só não foram quatro porque a Fifa considerou o primeiro gol do Brasil, marcado por Ademir, como tendo sido feito por Parra contra.
Essa partida registrou o público de 152.772 pagantes, o maior da história do futebol até então (o recorde pertencia à partida Escócia 3 x 1 Inglaterra, em 1937, com 149.547 espectadores, que segue sendo a maior assistência da história da Europa). O recorde seria batido novamente três dias depois, no jogo decisivo da Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai.
Confira a ficha do jogo:
BRASIL 6 X 1 ESPANHA
Competição: Copa do Mundo - Fase Final - 2ª Rodada
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 13/07/1950 (5ª-feira)
Hora: 15h
Árbitro: Reginald Leafe (Inglaterra)
Árbitro Assistente 1: George Mitchell (Escócia)
Árbitro Assistente 2: José da Costa Vieira (Portugal)
Público: 152.772 espectadores
Gols: Parra (contra) 15'/1ºT (BRA), Jair 21'/1ºT (BRA), Chico 31'/1ºT (BRA), Chico 10'/2ºT (BRA), Ademir 12'/2ºT (BRA), Zizinho 22'/2ºT (BRA), Igoa 26'/2ºT (ESP)
BRASIL: Barbosa; Augusto [cap] e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico. Técnico: Flávio Costa.
ESPANHA: Ramallets; Alonso e Gonzalvo II; Gonzalvo III, Parra e Puchades; Basora, Igoa, Zarra, Panizo e Gainza [cap]. Técnico: Guillermo Eizaguirre.
Veja os gols da partida: