Ao que tudo indica, os cariocas não terão a oportunidade de ver Xavi e Iniesta desde o início do jogo contra o Taiti, na próxima quinta-feira, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo B da Copa das Confederações. Mas como a equipe em questão é a Espanha, campeã mundial e também das duas últimas Eurocopas, não há como ficar insatisfeito nem mesmo com a presença de um time reserva, como sugeriu o treino desta terça em São Januário.
O técnico Vicente del Bosque já havia avisado que planejava mudar o time. A fragilidade do rival, goleado por 6 a 1 para a Nigéria, parece ter sido um fator preponderante para que ele decidisse poupar os titulares na segunda partida da chave, e não na terceira, como acontece usualmente. Após uma temporada desgastante nos clubes, os meio-campistas mais badalados do Barcelona deverão começar no banco.
Os únicos a seguirem com o time titular estão na defesa. O mais certo deles é o zagueiro Sergio Ramos, que atuará na falta de um reserva, já que Raúl Albiol cobre o catalão Gerard Piqué. No gol, Iker Casillas deverá permanecer para ganhar ritmo de jogo, algo que lhe faltou na vitória sobre o Uruguai, no último domingo. Victor Valdés é a outra opção.
A Espanha deverá começar com a seguinte escalação: Casillas, Azpilicueta, Albiol, Ramos e Monreal; Javi Martínez, Cazorla, Mata e David Silva; Villa e Torres.
Antes de treinar com bola por cerca de 20 minutos, Del Bosque e sua comissão técnica promoveram brincadeiras no aquecimento. Primeiro, uma espécie de “vivo ou morto”, quando o último a cair no chão após um pique pagava algumas flexões. Depois, numa atividade técnica, a tradicional roda de bobo, promovendo passes rápidos que a Espanha acostumou o seu espectador em jogos.
Mais cedo, em entrevista coletiva, o atacante Pedro Rodríguez mostrou-se satisfeito com a possibilidade de treinar em São Januário. Autor do primeiro gol diante do Uruguai, ele só não conseguiu reconhecer em seu primeiro dia de treino a estátua de Romário, localizada atrás de um dos gols do campo de treinos do Vasco.
- É um clube também mítico do Brasil, sei que passaram grandes jogadores. É bonito ver as instalações boas, o campo - disse.
Espanha e Taiti jogarão na quinta-feira às 16h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitirão ao vivo.