Os milhares de cumprimentos recebidos nas horas que sucederam a divulgação da lista de convocados da Seleção Brasileira sub-17 para 1º Torneio Internacional de Verão, que será realizado nos Estados Unidos, serviram para mostrar o carinho que todos os profissionais e atletas da base vascaína possuem pelo atacante Caio Monteiro.
Na Colina desde 2005, o jovem iniciou sua trajetória no Futsal cruzmaltino, fez toda a sua base no futebol de campo em São Januário e estuda até hoje no Colégio Vasco da Gama. Com humildade e dedicação diária, Caio foi conquistando seu espaço e se consolidando como um dos maiores artilheiros em atividade da base vascaína.
Apesar de ter sido o maior goleador do Vasco na maioria das competições que disputou, o grande momento de Caio no cruzmaltino aconteceu em 2011, quando ele superou o badalado Thiago Mosquito e terminou o Estadual conquistado pelo cruzmaltino como artilheiro.
A primeira convocação para a Seleção Brasileira poderia ter vindo antes, porém o fato de Caio ainda não ter contrato profissional adiou um pouco esse processo. Isso, porém, não diminuiu a felicidade do garoto da Vila Cruzeiro, que comemorou bastante o fato de ter a primeira oportunidade de defender o país numa competição internacional:
- Eu só tenho que te agradecer meu Deus! Espero que seja a primeira de muitas - postou o jovem numa rede social.
É importante citar que Caio superou uma tradição ao ser lembrado pelo técnico Alexandre Gallo. Isso porque não é muito comum que jogadores nascidos em anos ímpares recebam oportunidades nas Seleções de base.