O mês de julho será de importantes definições para o Vasco. O clube atravessa uma grave crise financeira e chegou a dever mais de três meses de salários para seus funcionários e jogadores na temporada. A promessa da diretoria é apresentar medidas, como um plano de sócios reformulado e um novo patrocinador master, até o próximo mês.
Quando acertou sua vinda para o clube de São januário, o técnico Paulo Autuori aceitou a promessa da diretoria de resolver os problemas extra campo até julho e disse que se isso não acontecesse, deixaria o clube. Para ele, o Vasco vem dando sinais de que está se acertando. No entanto, os salários dos jogadores estão atrasados, novamente, em dois meses e o Cruz-Maltino segue sem um patrocinador master.
Neste mês, a diretoria acertou a contratação de três jogadores: o zagueiro Rafael Vaz, o meia Montoya e o atacante Reginaldo. O defensor foi apresentado na última semana e já até participou de um jogo treino. Montoya será apresentado oficialmente nesta segunda-feira e Reginaldo deve ser apresentado no decorrer da semana. Além disso, o final de maio, o Vasco acertou a contratação do atacante André, que chegou com status de maior reforço da temporada e já fez sua estreia.
Nesta volta ao Campeonato Brasileiro, após a pausa para a Copa das Confederações, o reforçado Vasco terá uma sequência de quatro partidas no período de 20 dias no mês de julho, com dois clássicos seguidos. Logo no primeiro jogo, terá de ir até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Internacional no dia sete.
No entanto, as outras três partidas serão todas disputadas no Rio de Janeiro. O adversário seguinte ao Colorado será o arquirival Flamengo, no dia 17 e, na sequência, a equipe terá o Fluminense pela frente, no dia 21. O quarto jogo será contra o Criciúma, no dia 27, em São Januário, e marcará a volta da equipe ao seu estádio, que está cedido à Fifa e recebeu apenas um jogo do Gigante da Colina neste Brasileirão.
Além de voltar a contar com o seu "caldeirão", o Vasco terá a vantagem de estar disputando apenas uma competição em julho, já que as outras equipes terão compromissos pela Libertadores ou Copa do Brasil, competição esta que o clube entrará direto nas oitavas de final.
Para não perder o ritmo de jogo com essa parada, a comissão técnica fez uma programação. A equipe disputou um jogo-treino e a diretoria busca dois adversários para a realização de mais duas partidas amistosas neste período. Com isso, os cruz-maltinos levarão vantagem nas primeiras rodadas contra adversários que tiveram folga ou ficaram apenas treinando.
Com dificuldades fora do campo, mas com reforços e algumas vantagens dentro dele, o Vasco, que está apenas quatro pontos atrás do líder Coritiba, espera ao menos entrar no G-4 nesta volta ao Brasileirão
Confira a sequência de jogos do Vasco em julho:
7/7 - Internacional - Centenário
17/7 - Flamengo - Indefinido
21/7 - Fluminense - Indefinido
27/7 - Criciúma - São Januário
Fonte: Lancenet