Nesse sábado, às 9h30, o Vasco fará um jogo-treino com o América no Cefan para observar alguns atletas. O auxiliar-técnico René Weber conversou com a Super Rádio Brasil e afirmou que a intenção é realmente de dar oportunidades a jogadores que não vinham atuando:
“A ideia é essa, principalmente os jogadores que não têm jogado tanto, o Rafael Vaz jogou agora, o Souto, o Abuda, jogadores que têm entrado nos jogos mão não têm feito 90 minutos e perderam um pouco nessa sequência. Vamos usar jogadores que praticamente não vêm jogando. Daquele grupo que vinha jogando mais, estamos fazendo um trabalho físico forte, trabalho de musculação, trabalho de reforço para que na semana que vem, vamos ter 3 semanas cheias praticamente para recomeçar o Campeonato Brasileiro."
O jogo-treino, que será fechado para o público, servirá também para se testar atletas vindos das categorias de base, enquanto os titulares fazem um trabalho de fortalecimento muscular:
“A ideia mesmo é botar pra rodar esses jogadores que têm jogado pouco. Mas posso garantir que desses que jogaram esses 5 jogos, nenhum vai jogar amanhã. Basicamente, conhecendo alguns garotos, o Rafael Vaz atrás, o Souto e Abuda no meio, Marlone, Jhon Cley e Thiaguinho, o próprio Thales que é da categoria de base, o Richard e Thadeu que chegaram, o próprio Lorran, da categoria sub-17, passa por aí a equipe que vai jogar amanhã.”
René Weber, sobre recesso: Dá tempo de realinhar a preparação'
A pausa do Campeonato Brasileiro foi considerada providencial para alguns clubes poderem ajustar suas equipes, com o Vasco não foi diferente. O auxiliar René Weber declarou a Super Rádio Brasil disse que a paralisação para a Copa das Confederações ajuda tanto para reavaliar os trabalhos físicos e táticos da equipe:
“O momento em que nos encontramos, é bom por um lado, essa parada do Campeonato Brasileiro dá tempo de realinhar a preparação, colocar alguns jogadores que jogaram mais nesses 5 jogos, fazer a reconstituição da forma física e colocar os outros pra jogar, como é o caso do jogo-treino de amanhã.”
O número elevado de atletas não preocupa René Weber, fazendo questão de ressaltar que no plantel estão também atletas de base recém-promovidos e que irão ter oportunidades:
“A questão do número grande de jogadores, por um lado é bom, não podemos esquecer que foram incluídos 7 ou 8 jogadores da categoria júnior, e isso atende também um processo de ver o que o Vasco tem em casa e, quando tivermos a necessidade de utilizar algum jogador, como foi o caso do Dieyson no último jogo e que tenhamos uma ideia desses jogadores. O momento é esse, daqui a pouquinho em 2 semanas, na véspera da volta do Campeonato Brasileiro, a gente tenha as coisas bem definidas da equipe em termos de trabalho e de preparação.”
René Weber: "Serão 10 jogos no mês de agosto e 9 em setembro"
Os trabalhos diários no Vasco se caracterizam pela preocupação em inserir todos os jogadores no processo de treinamento, com o intuito de se preparar e valorizar cada atleta, o que é confirmado por René Weber, auxiliar do técnico Paulo Autuori, a Super Rádio Brasil:
“Exatamente, nós acreditamos no treinamento, você melhora o desempenho, a parte tática, técnica, a própria parte mental, a gente deixa todo mundo no mesmo nível. O mesmo tipo de treinamento, mesmo jogador que não tem jogado tanto participa dos treinos táticos, o Campeonato Brasileiro é longo, após 5 rodadas, houve pausa pra respirar, mas em agosto e setembro teremos 19 jogos, contando a Copa do Brasil. Serão 10 jogos no mês de agosto e 9 jogos em setembro, e aí sim você vai precisar de todo mundo, com esses trabalhos nós temos a ideia do que cada um pode render.”
Fonte: Supervasco