Desde 2010, quando o Vasco retornou à Série A, o futebol do Rio de Janeiro tem seus quatro principais clubes disputando o Campeonato Brasileiro, o que torna o estado o segundo com mais equipes na principal competição nacional.
Com os clubes indo bem, nos últimos quatro torneios foram três títulos cariocas, a cidade do Rio de Janeiro não pode se orgulhar da mesma forma. Devido as obras no Maracanã e a interdição, pelos próximos 18 meses, do Engenhão, Botafogo, Fluminense e Flamengo ficaram sem lugar para mandar suas partidas. Para completar, São Januário foi cedido à Fifa para servir de local para treinamentos de seleções e também não pode receber os jogos do Vasco da Gama, dono do estádio.
Desta forma, o Brasileirão, que chegou nesta quarta-feira ao seu jogo de número 50, só teve uma partida disputada na Cidade Maravilhosa. Duelo válido pela 1ª rodada, o Cruz-maltino superou a Portuguesa por 1 a 0, na Colina Histórica.
De lá para cá, foram nove jogos com mando de equipes cariocas que tiveram que ser disputados fora da cidade. Enquanto Botafogo, Fluminense e Vasco buscaram soluções caseiras e atuaram no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda e no Moacyrzão, em Macaé, o Flamengo deixou o estado para jogar.
Refratário ao uso do estádio de Volta Redonda, a diretoria agendou o confronto com a Ponte Preta para o Helenão, em Juiz de Fora. Duas rodadas depois, por ter compromisso contra o Criciúma para dali a três dias, o Rubro-negro foi ainda mais longe e mandou jogo diante do Náutico no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Resultado: duas derrotas, equipe na zona de rebaixamento e Jorginho demitido.
Os maus resultados, porém, param por aí. Mesmo longe de suas casas, o trio adversário fez valer o mando de campo e, demonstando a superação exaltada pelo goleiro do Fluminense, Ricardo Berna, em entrevista coletiva recente, conseguiu vencer seis das sete partidas disputadas.
Com isso, o Brasileiro vai alcançar sua pausa com Fluminense e Botafogo entre os cinco primeiros colocados e o antes desacreditado Vasco ocupando a metade de cima da tabela deixando boa parte da torcida carioca satisfeita, mesmo sem ver seu time in loco.
Fonte: Yahoo Esporte Interativo