A Pesquisa da Vez
Localidade: Região Oeste da Grande São Paulo – Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus
Instituto: MAS Pesquisa (http://www.maspesquisa.com.br)
Amostra: 1163 entrevistas, entre 20 de fevereiro e 08 de março de 2013
Margem de erro: 3 p.p (para a amostra como um todo)
Por meio da 4a Pesquisa Regional de Mercado (PRM), o MAS Pesquisa divulgou há alguns dias a configuração de torcidas na Região Oeste da Grande São Paulo. O Blog Teoria dos Jogos entrou em contato com o instituto, e esta promissora parceria proporciona aos leitores as tabulações desta coluna.
Contemplando municípios de diferente porte, a Região Oeste compõe a microrregião de Osasco (670 mil habitantes) e abrange nada menos que 1,7 milhão de pessoas. Destaque para a presença de Barueri – cidade relevante por conta da Arena Barueri, utilizada pelos clubes paulistas na ausência de seus estádios. Seguem os perfis do conglomerado:
O Corinthians foi o mais citado (35,3%), com quase o dobro das preferências do São Paulo (18,5%). O Palmeiras vem a seguir (11,7%), próximo ao Santos (8%). Clubes cariocas completam a lista: Flamengo (1,8%), Vasco (0,7%) e Fluminense (0,3%). Indiferentes somam 22,6%.
Por gênero, chama atenção a concentração de santistas entre homens: 12,5%, contra 4,3% de mulheres. Só o Flamengo se apresenta maior meio às mulheres. Por idade, o Corinthians sinaliza concentração futura, com 45,5% dos torcedores entre 16 e 24 anos. A segunda faixa (25-34) é onde se verificam mais são paulinos (23,7%). O ápice palmeirense ocorre entre 35 a 44 anos (13,2%). Já os mais velhos (acima de 45) fazem do Santos a segunda maior torcida, com 12,1%.
Eis os números de cada cidade:
O maior reduto corintiano é Pirapora (44,8%), enquanto Jandira (28,2%) se mostra menos afeita ao bando de loucos. O São Paulo varia entre 13,8% (Pirapora) e 22,1% (Barueri) – boa notícia para os frequentadores de estádio. Apenas 3,4% de Pirapora é palmeirense, enquanto o maior universo ocorre em Carapicuíba (16%). O Santos sai de 5,2% em Santana para 11,3% em Carapicuíba. O Flamengo zera em Pirapora, mas atinge 3,5% em Itapevi. O Fluminense zera quatro vezes e atinge 2,6% em Santana. O Vasco zera em três e não ultrapassa 1% das preferências em nenhuma. - See more at: http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2013/06/12/a-pesquisa-da-vez-regiao-oeste-da-grande-sao-paulo/#sthash.I6dddU7g.dpuf
Por tempo de estudo, o Corinthians se concentra entre torcedores com escolaridade média-baixa, enquanto São Paulo e Palmeiras reduzem a diferença em meio aos de nível superior completo – seara onde o Flu também cresce. O excesso de estratos de renda faz com que os números sejam pouco representativos, de modo a não serem analisados.
Um grande abraço e saudações!