O programa "Só dá Vasco" recebeu na noite desta terça-feira (10/06) Daniel Gonçalves, fisiologista do time principal. O profissional falou sobre a preparação do Vasco para a sequência da temporada e comentou o reencontro com Cristóvão Borges.
Confira a transcrição da entrevista:
Detalhes sobre a preparação
"Sobre o ponto de vista fisiológico, vamos dividir o grupo pra ver as questões de força pra ente saber o progresso desses atletas. Fazer um ajuste. No mais, o período de treinamentos no aspecto físico, técnico, tático e cognitivos serão feitos pelo Autuori e pelo René. Por mais que a gente tenha essa paralisação, teremos um acumulo físico e visando elevar esse aspecto para o Brasileirão. Esse período servirá de ajustes para que a gente mantenha essa fase evolutiva".
Diminuição do número de lesões
"O último período dessa sequência de quarta e domingo foi o momento de maior número de lesões. A gente já está precavendo quanto ao número excessivo de lesões. Os problemas ocorrerão, são inevitáveis. Se não treinar com volume e densidade, os atletas não atingirão o nível adequado. Porém, nós tentaremos reduzir ao máximo essas lesões. A fisiologia verifica deficiências musculares, de ordem física. Alguma coisa que pode dificultar o funcionamento do músculo. Temos que trabalhar em cima disso. Um trabalho é um clássico é o equilíbrio da força. Serão procedimentos que realizaremos essa semana para preparar os atletas. Outra situação é o trabalho agregado a fisioterapia, ortopedia... Com intuito de fazer trabalho preventivos com esses atletas. Enfim, com o Gilvan também faremos trabalhos executivos, através do GPS".
Atletas que necessitam de uma atenção
"A gente já tem essas atletas que requerem uma atenção especial. A gente tem que analisar um conjunto de fatores. O atleta de 28, 30 anos, ele já tem muito tempo de profissão. Pode até parecer que o atleta não está devidamente preparado. Muitos atletas chegam nessa idade com esse tempo de atividade física e necessitam de uma preparação especial. Tenório foi preservado por não estar 100%. O próprio Éder tem que fazer um fortalecimento para melhorar a musculatura do joelho. Temos que trabalhar para melhorar esses resultados. E vamos conseguir minimizar esses aspectos. As lesões no futebol acontecem, mas a gente não pode considerar nenhuma lesão normal. É tudo um processo e temos que trabalhar. Como o futebol exige muito, temos muita lesões. Não podemos correr risco de atletas pouco treinados, é melhor ter um grupo de 30 bem treinados, sabendo que vai ter baixas do que não ter. Isso na hora do jogo, melhora muito bem".
Atletas lesionados
"A gente tem dois atletas se recuperando de uma lesão no cruzado do joelho. O tempo de recuperação é de 6 a 8 meses. A conduta é fisioterapêutica ainda. O Nei teve uma entorse, mas ainda não sabemos o nível da lesão dele. Quanto aos demais atletas, treinaram normalmente ai. Essa semana que teremos de treinamentos são atletas que merecem cuidados especiais. Mas que não preocupam pra sequencia do campeonato".
Reencontro com o Cristóvão Borges
"O Cristóvão é um treinador que marcou a trajetória recente do Vasco da Gama. Ele assumiu em um momento muito difícil do clube, particularmente dele. No momento do acidente do Ricardo(Ele é amigo pessoal dele), a gente pensa como foi difícil essa situação. Mas ele conduziu muito bem a equipe. Conseguimos fazer um bom campeonato, inclusive na Libertadores. Então por isso que ele ficou marcado aqui no Vasco, na comissão técnica e também na torcida. Ele é um ser humano fantástico, por isso essa recepção fantástica. Parabenizo pela rápida melhora do Bahia. A equipe tem se mostrado muito bem no campeonato. Méritos ao Bahia e ao Cristóvão".
Fonte: Só Dá Vasco/Supervasco