Nesta segunda-feira (10/06) se inicia mais uma semana de trabalhos para a categoria juniores no Centro de Treinamento de Itaguaí. Sob o comando da comissão técnica liderada pelo técnico Sorato, os jogadores realizarão atividades físicas sob o comando do preparador André Portella. A ideia dos profissionais que comandam o time sub-20 é a de deixar os atletas bem preparados para as próximas competições.
A rotina diária dos jovens que integram essa importante categoria é bastante corrida, pois alguns precisam conciliar os treinos com os estudos. Há alguns atletas que não residem em Itaguaí e por conta disso precisam se deslocar para o local das atividades ou para São Januário, de onde saem ônibus do clube para o Centro de Treinamento.
Apesar de ser localizada num local afastado do centro do Rio de Janeiro, a estrutura de treinos do Gigante da Colina oferece todas as condições necessárias para a realização de um bom trabalho. Além de poderem se deslocar para o local em veículo oficial do clube, os jovens fazem refeições, academia, cuidam de lesões e podem até mesmo descansar nos dormitórios.
Todos esses fatores são fundamentais para que os jogadores se mostrem preparados e dispostos a encarar a maratona de treinos. Em entrevista ao programa "Só dá Base" na última semana, André Portella, preparador físico do sub-20, deu mais detalhes sobre os compromissos diários de um jovem que integra essa categoria:
- A gente está trabalhando todo os dias na parte da tarde. A nossa programação é a seguinte: os atletas saem de São Januário no ônibus e se encontram com os outros atletas por volta das três horas da tarde em Itaguaí. Eles tomam o café da tarde e um lanche antes do treino. A gente parte para a musculação, faz basicamente uma hora de musculação. Essa duração depende da situação de cada atleta. Depois nós iremos para o treinamento. O trabalho é dividido de duas formas. Quem tive precisando da parte física, a gente dá o reforço. Os outros fazem trabalhos de alongamentos e outros como o CORE, que alguns conhecem como funcional. Depois disso os atletas partem para a bola ou terminam com meu trabalho físico. Os fisiologistas e o fisioterapeutas auxiliam na parte de alongamento - revelou André Portella, preparador físico do time sub-20, ao programa "Só dá Base".
Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".
Fonte: Blog Meninos da Colina