Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, Bellini completa 83 anos nesta sexta-feira (07/06).
Nascido em Itapira, interior de São Paulo, Bellini chegou ao Vasco em 1952, época de renovação do Expresso da Vitória. Seu estilo de jogo aguerrido garantiu a ele um lugar de destaque no plantel cruz-maltino.
Em 9 anos atuando na Colina, foram mais de 400 jogos e diversos títulos: tricampeonato carioca, Torneio de Paris, Teresa Herrera, Rio São-Paulo, dentre outros.
Pela Seleção Brasileira, Bellini foi o capitão na conquista da Copa do Mundo de 1958, imortalizando o gesto de erguer a taça sobre a cabeça após o recebimento do título. Em 1960, uma estátua de 9 metros de altura foi inaugurada na entrada principal do Maracanã. Embora muito se fale sobre quem seria o homenageado da obra, fato é que ela se tornou conhecida como “Estátua do Bellini”, e é referencial para todos os frequentadores do estádio desde então.
Por tudo isso, Bellini é lembrado pelos vascaínos mais antigos como um dos melhores jogadores que já jogaram naquela posição. Os mais novos se impressionam com uma história tão gloriosa. E todos aqueles que levam a Cruz de Malta no peito sentem orgulho de ter o nome de Hilderado Luiz Bellini no panteão de seus grandes ídolos.
Parabéns, Bellini!