Os atletas da categoria juniores do Vasco retornaram aos treinos no dia 27 de maio no Centro de Treinamento de Itaguaí após algumas semanas de férias. O período de descanso aconteceu por conta da eliminação precoce no Campeonato Carioca e também por um problema de calendário, já lamentado recentemente pelo diretor-executivo das categorias de base Mauro Galvão. Durante esse tempo, os jogadores puderam matar a saudade dos familiares e recuperarem as forças, já que a grande maior do grupo não tirava férias há dois anos.
O foco nesse início de trabalho vem sendo parte física e na recuperação dos lesionados. Os trabalhos de recondicionamento estão sendo conduzidos pelo preparador físico André Portella, que vem recebendo o auxílio dos fisiologistas e fisioterapeutas da base. Foram os profissionais das duas últimas áreas citadas que conduziram as avaliações feitas no primeiro dia de atividades:
- O pessoal se apresentou num nível muito bom, pois eles estavam precisando realmente dessas férias. Eles vinha numa batida muito grande desde 2011. A maioria dos atletas não havia parado também na categoria juvenil. Nós programamos essa folga e agora vamos fazer três semanas de trabalhos físicas. Iniciamos o trabalho na segunda-feira (27/05) com uma avaliação corporal junto com o nosso fisiologista Luís. Fizemos todas as avaliações necessárias e depois fizemos uma corrida para desintoxicar e fazer a readaptação aos trabalhos. Na terça e na quarta nós prosseguimos com os testes para saber a potência e a capacidade aeróbica dos atletas - revelou o preparador físico ao programa "Só dá Base".
Os resultados dos testes agradaram bastante os membros da comissão técnica. Alguns jogadores receberam orientações antes do início das férias e as cumpriram inteiramente. Um desses atletas foi o zagueiro Eduardo, que seguiu a risca o que lhe foi pedido e não praticou nenhuma atividade física durante o recesso:
- Tivemos alguns bons resultados. Antes das férias, nós pedimos para que alguns atletas zerassem a parte física, pois já tinha um tempo que alguns não faziam esse repouso. Foi o caso do Eduardo, que era o atleta nosso que estava a mais tempo com um carga maior de trabalho. Ele zerou bastante. Eu falei para ele não fazer nada e ele seguiu minha orientação. Estamos retornando aos trabalhos agora. É a segunda semana de treinamentos físicos e agora estamos dando mais ênfase na parte de musculação. Isso porque teremos um segundo semestre pesado. Temos quatro competições já previstas, além do Estadual do ano que vem. Por isso temos que dar uma carga de força para que eles possam suportar todos esses torneios - afirmou André Portella ao programa "Só dá Base".
Após os trabalhos físicos, que devem durar três ou quatro semanas, os jogadores começarão a se preparar para a Taça Belo Horizonte, que deverá ser realizada entre o final de julho e o início de agosto. A intenção da diretoria vascaína e da comissão técnica, liderada por Sorato, é a de disputar alguns amistosos para dar ritmo de jogo ao time:
- Como nós íamos ficar 79 dias sem fazer nada até a próxima competição, nós priorizamos dar essa folga. Quando tiver faltando um mês para começar a competição, fecharemos um ciclo de um mês para preparação da competição. Enquanto isso, nesse período sem jogos, continuaremos treinando. Jogador não pode ficar sem atividade, pois se isso acontecer ele perde muito. Nem estou falando muito da parte física, mas da parte técnica. Ele perde muito nesse quesito e na parte tática. Por isso é importante não ficar muito tempo parado. Agora nesse período, que vai fechar com a quarta semana, que será voltada para a bola, nós aproveitamos para fazer algumas observações de alguns atletas que estão chegando para o grupo. Se forem aprovados, eles farão parte do grupo. São várias indicações e nós temos que atender a todos. Temos que observar os atletas nesse período sem jogos - declarou o preparador físico ao programa "Só dá Base".
Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco