A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) incluiu, em seu site, uma menção ao título Sul-Americano do Vasco em 1948. A referência aparece na seção que fala sobre o histórico da Copa Libertadores da América.
Clique aqui para ver.
Fonte: NETVASCO (texto), Conmebol (imagem)
Conmebol acata pedido e inclui título do Vasco de 1948 em seu site
A Conmebol, enfim, acatou ao pedido da diretoria do Vasco e incluiu no site oficial da entidade uma referência ao título sul-americano conquistado pelo Cruz-Maltino, em 1948.
Em 1996, o Vasco já havia sido reconhecido como primeiro campeão sul-americano pelo título de 1948. Mas a diretoria pedia que a conquista fosse oficializada no site oficial da Conmebol.
Agora, no site, o título de 1948 aparece na página que relata toda história da Copa Libertadores de América.
Em 2012, a diretoria vascaína preparou todo um dossiê para que esse título fosse ratificado e o entregou ao então presidente da entidade, Nicolás Leoz. O LANCE!Net acompanhou ao encontro, realizado na sede da Conmebol, no Paraguai.
Na ocasião, o Vasco enfrentaria o Libertar (PAR), pela Copa Libertadores. A diretoria aproveitou a situação para conseguir essa reunião com Leoz. O próprio Roberto Dinamite esteve presente.
- Esse é um desdobramento daquele nosso pedido à Conmebol, de reconhecer o Vasco como primeiro campeão sul-americano de clubes. A conquista até já havia sido reconhecida, mas pedimos essa menção no site oficial. Então preparamos um dossiê e entregamos ao Nicolás Leoz na ocasião - explicou João Ernesto da Costa, vice de relações especializadas do clube, que também esteve presente no encontro com o presidente da Conmebol.
- O título foi reconhecido em 1996. Mas, recentemente, o associado Marcus Simonini me escreveu atentando para esse fato, de que não havia menção alguma no site da Conmebol, e elaborei esse dossiê - completou João Ernesto.
Como foi o título de 1948
A competição foi disputada em Santiago, no Chile, organizada pelo Colo-Colo, e reuniu os campeões nacionais de Chile, Uruguai e Argentina, o campeão do Rio de Janeiro, além de representantes de Bolívia, Peru e Equador.
Na ocasião, todos jogaram entre si e o Vasco, que somou mais pontos (4 vitórias e 2 empates) terminou na primeira colocação.
Paticiparam River Plate, da Argetina, Litoral, da Bolívia, Colo-Colo, do Chile, Emelec, do Equador, Municipal, do Peru, Nacional, do Uruguai, além de Vasco representando o Brasil.