Fifa reduz tamanho do campo e esconde patrocinadores em São Januário

Quinta-feira, 06/06/2013 - 05:39

Entregue à Fifa até o término da Copa das Confederações, São Januário já começa a sofrer os efeitos da ilustre presença da entidade. Nesta quarta-feira, a sete dias do amistoso entre as seleções da Itália e do Haiti, as transformações são evidentes e mexem com a rotina do estádio. As mudanças mais drásticas estão ocorrendo no gramado e no visual da casa vascaína.

O campo de jogo está sendo reduzido em pouco mais de mil metros quadrados para se adequar aos padrões utilizados nas competições oficiais da Fifa. Estacas no gramado já sinalizam por onde passarão as novas linhas, com as medidas de 105m por 68m. As traves dos gols já foram inclusive retiradas para serem novamente instaladas no novo local.

Com a redução, a Fifa também ganhou espaço para a montagem de novos bancos de reservas na parte lateral do gramado. Os atuais estão localizados atrás de um dos gols e foram reprovados pelos dirigentes da entidade.

Além disso, a promessa é de que o campo de jogo ganhe um verde mais vivo daqui em diante. Um moderno equipamento de manutenção do gramado está sendo usado para deixar o gramado nos mesmos padrões vistos em jogos da Copa do Mundo e da Liga dos Campeões da Europa. O aparelho, de valor estimado de R$ 1 milhão, será posteriormente repassado ao clube.

Quem for a São Januário assistir ao amistoso entre italianos e haitianos perceberá algumas diferenças claras no estádio. Nesta terça-feira, um grupo equipado com ferramentas de alpinismo cobria com plástico branco a publicidade da cervejaria responsável pela construção do novo placar eletrônico da Colina, instalado no começo do ano passado. O mesmo tem sido feito em outras partes do estádio e também na antiga publicidade da Eletrobras, já que a Fifa não permite a exposição de marcas que não sejam as oficiais da entidade.

Até mesmo a loja temática da Penalty, construída atrás de um dos gols vascaínos, poderá sofrer com a intervenção da Fifa. Existe a possibilidade de o ponto ser fechado durante a disputa do amistoso de terça-feira, assim como o letreiro também ser coberto para que não fique exposto. Questionados a respeito, funcionários da loja afirmaram que ainda não foram comunicados.

Funcionários trabalham no gramado de São Januário para os treinos das seleções na Copa das Confederações


Pedaço de madeira cravado no gramado indica onde será nova marca do escanteio


Publicidade de cervejaria está sendo coberta a pedido da Fifa


Fonte: Extra Online