O Brasil deu um passo importante rumo à final do torneio de Toulon ao derrotar neste domingo a seleção de Portugal por 2 a 0, liderando o Grupo B da competição com nove pontos em três partidas.
Os gols foram marcados por Yuri Mamute, aos 9 minutos, e Danilo, aos 11.
Yuri Mamute abriu o placar ao pegar a bola no lado direito, entrar pela zaga portuguesa e disparar um chute cruzado. Três minutos depois, após cobrança de córner, Danilo pegou um rebote da defesa e definiu o marcador.
O Brasil teve um pênalti a seu favor aos 16 minutos do segundo tempo, mas a cobrança de Schmidt foi defendida pelo goleiro português Rafael Veloso.
Com a vitória, o Brasil praticamente garantiu sua presença na final, mesmo antes da partida contra a Nigéria, na terça-feira, em Saint Raphael.
"Foi um jogo difícil e uma boa vitória, muito importante para nós. Temos nove pontos em três partidas e precisamos apenas do empate contra a Nigéria (para chegar à final)", disse o técnico Alexandre Gallo.
O Brasil lidera com seis pontos de vantagem sobre México e Portugal, que disputaram dois jogos cada. Bélgica e Nigéria têm apenas uma unidade.
Na segunda-feira, França e Colômbia disputam uma partida decisiva para a liderança do Grupo A, já que os franceses somam sete pontos em três jogos, contra seis unidades do colombianos, em apenas dois confrontos.
"Não somos os favoritos desta competição. França e Colômbia são equipes fortes e nesta segunda-feira voltamos a Aviñón para ver jogar os dois times. Temos grandes chances de chegar à final e estamos muito contentes com isto", assinalou Gallo.
A final entre o primeiro de cada grupo está prevista para o próximo sábado, dia 8 de junho.