O jogo deste sábado, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, será especial para o técnico Caio Junior. Não só porque será o primeiro jogo do Vitória realizado no Barradão nesta edição do Brasileirão. Não só porque o time baiano tem a chance de assumir a liderança da competição. Mas pela companhia que ele terá fora de campo. Quando estiver à beira do gramado para orientar seus jogadores, Caio Junior olhará para a área técnica oposta e verá uma referência.
Em sua carreira como treinador, Caio Junior tem Paulo Autuori como inspiração. O atual técnico do Vasco é o espelho que o técnico do Vitória procura seguir. Referência que vem desde a década de 80, quando criador e criatura estiveram juntos no Vitória de Guimarães. A reverência é tão grande, que o Caio Junior fez questão de interromper a entrevista coletiva para falar sobre o treinador adversário.
- Queria dizer que vai ser um prazer muito grande jogar contra o Paulo Autuori. Ele é minha referência como treinador. Foi meu melhor treinador [Caio foi treinado por Autuori entre 89 e 91]. Com quem mais aprendi e me identifiquei. Sempre disse que é um parâmetro pelo nível de trabalho e pelo caráter – revelou o técnico do Vitória.
Esta, entretanto, não será a primeira vez que os times comandados por Caio Junior e Paulo Autuori duelarão em campo. Entre 2009 e 2011, o técnico do Vitória comandou o Al-Gharafa, do Qatar. Lá, disputou o clássico com o Al-Rayyan, time dirigido pelo atual treinador do Vasco.
O conhecimento prévio de ambas as partes faz com que exista a promessa de um jogo aberto e bastante ofensivo no Barradão. E o retrospecto é favorável ao time baiano. No estádio, o Vitória ainda não perdeu para o Vasco pela Série A. Além disso, a equipe carioca vem de uma goleada para o São Paulo. Ainda assim, o treinador do Rubro-Negro baiano acredita que o último resultado do time da Colina não deve servir como parâmetro.
- O jogo contra o São Paulo não foi fácil para o São Paulo. O primeiro tempo terminou 0 a 0, com o Vasco tendo boas oportunidades. O resultado não espelhou o que foi o jogo. Achei que o Vasco fez uma boa partida, mas, na reta final, acabou desconcentrando – finalizou Caio Junior.
Fonte: GloboEsporte.com