É quase consenso que Paulo Autuori, ao implantar seu padrão tático, fez com que o time do Vasco passasse a jogar um futebol mais vistoso. Além do novo e bonito estilo, o técnico tem os números a seu favor. Desde que chegou ao Cruz-Maltino, ele conseguiu um percentual de vitórias bem maior que o dos dois últimos comandantes vascaínos.
Autuori foi contratado no fim de março e já comandou a equipe oito vezes, alcançando um percentual de 66% de vitórias. Foram cinco triunfos, um empate e duas derrotas.
O antecessor Gaúcho fez 17 jogos à frente do Vasco, com seis derrotas, dois empate e nove vitórias. Percentual de 52%.
Marcelo Oliveira, que treinou o time de São Januário no fim de 2012 e que na opinião de uma esmagadora maioria tinha em mãos um grupo bem mais qualificado que o deste ano, também perde para Autuori quando o assunto são os números. Oliveira deixou o Cruz-Maltino com um percentual de vitórias de 26% de aproveitamento, ao sofrer sonoras seis derrotas (seguidas), dois empates e duas vitórias, em 10 partidas no banco da equipe.
A evolução tática da equipe, provada com os recentes resultados e elogios de torcedores e de boa parte da imprensa, é enaltecida pelos jogadores. O volante Fellipe Bastos frisou o quão as ideias de Autuori serviram para melhorar o time.
- Já evoluímos muito. Principalmente taticamente. O Paulo sempre trabalha com a gente no dia a dia para que a gente melhore taticamente. Agora já deu para perceber que o time ta mais organizado, então estamos trabalhando, sabemos do que somos capazes - contou o volante.
Autuori destacou que o time está melhor distribuído, buscando alternativas no campo e que isso é coroado com vitórias.
- Estamos usando mais os lados do campo. Os volantes estão invertendo mais o jogo com os laterais e isso ajuda. Saímos com velocidade para frente por causa disso. Assim ficamos com mais espaço para jogar. Estamos dando cada vez menos chutão para frente. O time está bem taticamente, os resultados vêm assim - disse Autuori.
Fonte: Lancenet