Pouco badalado nesta primeira metade de temporada por conta do sucesso do rival Atlético-MG, o Cruzeiro vem trabalhando com quase nenhum alarde, como um legítimo mineiro, e vem obtendo bons resultados com essa discrição. São 17 vitórias em 19 jogos em 2013. A excelente estreia celeste no Campeonato Brasileiro comprova essa teoria. Sem piedade, a Raposa aplicou 5 a 0 no Goiás, em partida que marcou o retorno esmeraldino à Série A. Apesar de não balançar a rede no massacre azul, Dagoberto foi a grande figura do confronto e também da rodada de abertura da principal competição do país. O atacante recebeu a nota 9 pela atuação que teve e ficou com o prêmio de craque da rodada do Troféu Armando Nogueira, que inicia a sua quinta edição. O atual bicampeão da disputa é Neymar, que neste domingo se despediu do Santos em confronto com o Flamengo, em Brasília. Marcelinho Paraíba, pelo Coritiba em 2009, e Montillo, pelo Cruzeiro em 2010, foram os demais condecorados.
O brilho de Dagoberto reluziu a partir do primeiro gol cruzeirense, quando cobrou a falta que originou a finalização de Diego Souza. O segundo e o terceiro, anotados por Bruno Rodrigo e Nilton, respectivamente, surgiram de escanteios também batidos pelo sósia do cantor Michel Teló. Ele ainda teve uma boa oportunidade para deixar o seu, mas foi impedido pelo goleiro Harlei, que praticou uma excelente intervenção num arremate à queima-roupa. Outros destaques da rodada inaugural do Brasileirão vieram dos clubes gaúchos. Fred (Internacional) e Souza (Grêmio) brilharam no fim de semana. O holandês Seedorf também aprontou das suas pelo Botafogo diante do Corinthians e merece a citação.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
GOLEIRO
Estreante em partidas de Série A, Bruno teve papel decisivo no triunfo do Criciúma sobre o Bahia, por 3 a 1, no retorno do Tigre à elite do futebol brasileiro. Com três defesas consideradas de alto grau de dificuldade, o goleiro manteve o bom resultado da equipe catarinense quando o Tricolor baiano apertava para encostar no placar. O bom desempenho rendeu a nota 7,5 e a presença na seleção da rodada. Rafael (Santos), Jefferson (Botafogo) e Fábio (Cruzeiro) também se destacaram debaixo das traves.
LATERAL-DIREITO
O Coritiba encarou uma parada dura logo em sua estreia no Brasileirão-2013 e conseguiu fazer o dever de casa de derrotar o Atlético-MG (2 a 1) no Couto Pereira. Um dos pilares para que essa vitória acontecesse foi a bela exibição de Victor Ferraz. Além de dar conta da preocupação defensiva forçada pela impetuosidade de Luan e Bernard, o lateral demonstrou eficácia no momento do apoio ao ataque. Fato comprovado no cruzamento na medida para o gol de cabeça marcado por Deivid. Tudo isso valeu a nota 7,5. Pará é outro que fez por onde ser lembrado ao atuar bem na vitória do Grêmio sobre o Náutico.
ZAGUEIROS
A dupla de zaga da rodada não só foi capaz de evitar que seus times fossem vazados, assim como encontrou tempo de fazer uma visita à área adversária para balançar as redes oponentes. Lúcio inaugurou o marcador na vitória do São Paulo por 2 a 0 diante da Ponte Preta, em Campinas, e foi sinônimo de segurança na defesa. Conquistou a nota 7 com isso. Com meio ponto a mais ficou Bruno Rodrigo, autor do segundo gol do triunfo do Cruzeiro sobre o Goiás. Bolívar (Botafogo), Gabriel Paulista (Vitória) e Matheus Ferraz (Criciúma) foram bem avaliados.
LATERAL-ESQUERDO
O Vasco iniciou o Brasileiro cercado de desconfiança pelo excesso de peças desconhecidas no elenco. Um desses anônimos do grande público é o peruano Yotún. Ainda em busca de vaga cativa entre os titulares, o lateral-esquerdo teve boa participação na vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa. Com postura ofensiva, ele ainda proporcionou que Luís Ricardo não avançasse muito no combate direto e virou uma bela opção para o time de Paulo Autuori. A grata surpresa para os vascaínos recebeu a nota 7. Alex Telles (Grêmio) e Carleto (São Paulo) também foram importantes nos triunfos de seus respectivos clubes.
VOLANTES
Um fez dois gols e outros deu duas assistências. Nilton (Cruzeiro) e Souza (Grêmio) ajudaram a deixar o domingo de suas torcidas ainda mais azul. O volante da Raposa usou a cabeça duas vezes para carimbar as redes do Goiás na goleada por 5 a 0. Já o gremista resolveu distribuir passes certeiros para seus companheiros Zé Roberto e Elano decretarem o bom começo do Tricolor gaúcho no Brasileirão. Ambos obtiveram 8,5 de avaliação. Paulinho (Corinthians), Sandro Silva (Vasco) e João Vitor (Criciúma) são os demais jogadores da posição com destaque na rodada de abertura.
MEIAS
O setor de criação da seleção da rodada junta toda a rodagem do veterano Seedorf com a juventude de Fred, revelação do Internacional. O craque do Botafogo distribuiu o jogo no Pacaembu e deu passe primoroso para Rafael Marques anotar o gol que abriu o placar do empate por 1 a 1 com o Corinthians. O meia colorado iniciou e terminou a reação diante do Vitória. No primeiro gol, o jovem de 20 anos passou por dois adversários e tocou para trás, na medida para Forlán colocar no fundo do barbante. Na etapa final, o baixinho recebeu lançamento espetacular do argentino D'Alessandro e empatou o jogo: 2 a 2. Os dois ficaram com a nota 8. Diego Souza (Cruzeiro), Alisson (Vasco) e Zé Roberto (Grêmio) ganham menção honrosa pelo desempenho que tiveram no fim de semana.
ATACANTES
O Cruzeiro fez neste domingo um gol para cada estrela representada em seu símbolo. Dagoberto não fez nenhum dos cinco, mas nem por isso deixou de ser o principal ponto de desequilibrio na goleada sobre o Goiás. Com dois passes decisivos para gol e uma participação extra no lance em que o placar foi aberto, o atacante roubou a cena e conquistou a maior nota da primeira rodada: 9. Destaque no título catarinense do Criciúma, Lins também fez o Tigre começar bem na sua volta à Série A. O atacante marcou uma vez e deu linda assistência para João Vitor fechar o marcador diante do Bahia. Pelo feito, Lins faturou a nota 7,5. Tenorio (Vasco) e Borges (Cruzeiro) ganham a lembrança por também terem sido importantes para que suas equipes começassem o Brasileirão com o pé direito.