O confronto com a Portuguesa, neste sábado, às 18h30, vale não somente como uma estreia no Brasileirão. Para o Vasco, vale para resgatar a torcida. E sua história. É pensando nisso que o clube resolveu realizar no dia do jogo, o lançamento do novo uniforme, em vez de organizar um megavento, como de costume.
O LANCE!Net teve acesso a alguns detalhes do novo uniforme número 1 do time (na cor preta), que será utilizado nesta tarde. Ele está repleto de referências históricas, lembrando os 115 anos de fundação do clube.
Entre a gola e o ombro, há uma faixa branca, com o número 115 grafado em dourado. Na parte interna da gola, estão estampadas as bandeiras de Brasil e Portugal, com a frase “No futebol és um traço de União Brasil-Portugal”.
Já a barra da manga esquerda da camisa conta com oito estrelas, referentes aos principais títulos: Copa Libertadores (1998), Mercosul (2000), Sul-Americano (1948), Terra e Mar (1945), além dos quatro Brasileiros (1974, 1989, 1997 e 2000).
Por fim, o principal destaque da camisa. Às costas está estampado o primeiro emblema do Vasco. Esse era o único detalhe que havia sido revelado no vídeo que o clube divulgou no meio de semana.
Neste sábado, não haverá desfile ou coisa do gênero. A equipe vai entrar em campo com o uniforme número 1, mas todas as novas peças serão comercializadas na megaloja oficial do clube, anexo a São Januário. Será o único ponto de venda nesse primeiro dia. O que servirá para ajudar a atrair o torcedor, que anda desconfiado com time, após um primeiro semestre muito ruim.