Wilson Varella, coordenador do pré-mirim, e Ricardo Lopes, coordenador do mirim, cultivam uma amizade que se iniciou há muito anos e possuem uma trajetória no futebol repleta de coincidências. Ambos começaram a trabalhar em São Januário no Futsal, esporte que já revelou diversos nomes para o profissional do Vasco da Gama.
Outro fato em comum entre os profissionais é o fato deles terem como ambiente de trabalho duas categorias que são consideradas por muitos a porta de entrada para o futebol. É durante a passagem pelo pré-mirim e pelo mirim que os garotos aprendem a colocar em prática no campo tudo que aprenderam no futebol de salão.
Além disso, Varella e Lopes costumam conviver também fora de campo. As famílias dos dois se encontram rotineiramente, o evidencia a grande amizade existente entre ambos. A convivência diária faz com que o Gigante da Colina possua em sua base dois profissionais entrosados e que trabalham em conjunto para facilitar a transição entre quadra e campo:
- Eu tenho uma amizade com o Wilson de longa data. Começamos a trabalhar juntos em 2008 e é um trabalho excelente que ele faz na captação. Ele é o responsável por tirar o menino do Futsal e colocá-los no campo. Temos diversos destaques que o Wilson já está colocando para treinar no campo. Isso é muito bom. Os destaques do time que foi para o Mundialito foram os meninos que ele puxou do futsal. Sou suspeito para falar dele, pois ele é meu amigo particular. Nosso entrosamento é o melhor possível, pois o pré-mirim treina do lado do mirim. Estamos sempre tendo contato um com o outro - disse Ricardo Lopes ao programa "Só dá Base".
O coordenador do pré-mirim chegou a ser um dos padrinhos do casamento de Ricardo Lopes. Em sua participação recente no programa "Só dá Base", do grupo Só dá Vasco, Varella rasgou elogios para os treinadores de ambas as categorias e para o amigo coordenador do mirim, a quem chamou de "irmão camarada":
- O Ricardo Lopes é um grande amigo, um amigo pessoal. Nossas famílias convivem muito bem. Fui o padrinho do casamento do Ricardo Lopes. Ele é meu irmão camarada. O Adriano Barreto é uma pessoa maravilhosa. Tive o prazer de trabalhar com ele em 2011 e 2012. Ele fez um grande trabalho e já subiu de categoria, assumiu o Mirim. O Fernando China é um excelente profissional. Tenho aprendido muito com ele e acredito que irá longe. É um excelente profissional e possui uma trajetória muito linda - afirmou Wilson Varella ao programa "Só dá Base".
O contato diário faz com que Ricardo acompanhe o trabalho realizado no sub-11 e Wilson o trabalho realizado no sub-13. Tal fato faz com que ambos tenham propriedade para falar sobre o que vem sendo desenvolvido em ambas as categorias. Ao ser perguntado sobre o que espera do time na Copa Rio Bonito, competição que o pré-mirim estreou no último final de semana, Ricardo Lopes disse o seguinte:
- Eu venho acompanhando os treinos deles e estão sendo uma preparação muito boa. A comissão técnica é muito boa, não preciso nem comentar. O Fernando China é um fera. Eu vou ser um dos primeiros a chegar no Rio Bonito Atlético Clube para acompanhar os jogos do pré-mirim. Tenho um carinho grande pelos meninos que vem do salão. Acredito que a participação do Vasco vai ser muito positiva - declarou Ricardo Lopes ao programa "Só dá Base".
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco