Elenco do Vasco desvalorizou 58% entre 2012 e 2013; foi a maior perda da Série A

Terça-feira, 21/05/2013 - 17:26

Precisamente, 2.430 milhões – esse é o valor de mercado dos vinte clubes que começarão a disputar o Campeonato Brasileiro da Série A nesse final de semana. Em euros dá quase um bilhão: 935 milhões. Apesar de impressionar, é um valor 8% inferior ao de 2012, motivada, principalmente, pela queda do Palmeiras para a Série B.

Antes da leitura da tabela com as informações levantadas pela Pluri Consultoria, um lembrete: os valores dizem respeito somente aos elencos dos clubes, nada tendo a ver com patrimônio, estádio, valor de marca, receita, tamanho de torcida ou de dívidas, nada exceto o valor somado dos jogadores que fazem parte do elenco dito principal.



Pelo terceiro ano consecutivo Neymar coloca o Santos como dono do elenco de maior valor, uma vez que ele sozinho é avaliado pela consultoria em 55 milhões de euros.

Em relação a 2012, Criciúma, Ponte Preta e Atlético Mineiro foram os times com maior valorização, ao passo que Vasco, Bahia e Portuguesa foram os que mais diminuíram o valor de seus elencos.



Um ponto interessante que podemos ver nas duas tabelas acima é que o valor médio dos elencos dos clubes de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais é bastante equilibrado, mas é importante considerar que um dos grandes paulistas caiu.

Fonte: Blog Olhar Crônico Esportivo - GloboEsporte.com