Após um longo tempo de espera, a organização finalmente divulgou o regulamento da Espírito Santo Cup, a ESCUP. A competição sub-13 será realizada entre os dias 28 de maio e 02 de junho na cidade de Domingos Martins, localizada a 43 quilômetros da capital Vitória. Além do Vasco da Gama, outras oito equipes disputarão o Torneio. Essas foram divididas em dois grupos, sendo que apenas as duas melhores avançam para a semifinal.
O Gigante da Colina é o cabeça de chave do Grupo A e enfrentará na primeira fase três equipes do Espírito Santo: Campinhos, CEPE e CTCE. O dia e horário das partidas ainda não foi divulgado, mas tudo indica que o cruzmaltino irá estrear no campeonato no próximo dia 29 de maio contra o Campinhos. O Grupo B do Torneio tem como cabeça de chave o Bahia. O tricolor baiano duelará contra três equipes da casa (Solvive, AERT e Tigres) e uma de Minas Gerais (Ubaense).
Vasco quer repetir campanha do ano passado
Campeão em 2009 e em 2012, O Vasco tentará em 2013 conquistar o seu terceiro título da Espírito Santo Cup. O time de São Januário disputará o torneio com meninos nascidos no ano de 2000. A preparação para essa competição iniciou-se logo após o retorno da geração 2001 do Mundialito de Clubes de Futebol de 7, realizado recentemente em Portugal.
De acordo com o coordenador da categoria, Ricardo Lopes, a comissão técnica comandada pelo treinador Adriano Barreto está fazendo um excelente trabalho. Tal competência, segundo ele, fará com que o cruzmaltino chegue em Domingos Martins preparado e com muitas chances de conquistar o título:
- Nós estamos fazendo jogos-treinos em Itaguaí. Estamos sempre jogando contra equipes da categoria 99. Semana passada fizemos um joguinho contra o combinado de uma cidade e ganhamos de 2 a 0. Para a gente está sendo ótimo. Nossa comissão técnica está fazendo um trabalho fora de série. O Guilherme, nosso preparador de goleiros, está fazendo um trabalho muito bom e maior prova disso é que no ano passado nossos goleiros tomaram apenas seis gols no ano. Isso mostra a importância do trabalho do Guilherme. Temos o ótimo preparador-físico Daniel e o nosso treinador Adriano, que sabe mexer sempre na hora certa. Estamos confiantes na temporada. Temos um menino chamado João Victor que é de Sergipe, o Matheus Ferreira que veio de Paraty. Isso mostra a força da nossa captação. Estamos trabalhando forte e acreditamos numa temporada vitoriosa. A gente quer entregar para o Felipe, treinador do infantil, meninos preparados para defender essa categoria - afirmou Ricardo Lopes ao programa "Só dá Base".
Ricardo Lopes relembrou e exaltou a campanha vascaína na última edição da ESCUP. O profissional rasgou elogios para a geração 99, promovida neste ano para o Infantil, e afirmou que acredita no sucesso dos garotos nascidos em 2000 e em 2001:
- Ano passado vencemos com a geração 99. Ela é muito forte. Tivemos a oportunidade de trabalhar com eles e conquistamos dois títulos, dentre eles o Carioca. No ano passado passamos bem da primeira fase. Na semifinal nós encaramos o Bahia e fizemos uma grande partida. Vencemos por 4 a 0. Na final nós ganhamos do Botafogo por 2 a 0. Acho que foi uma campanha maravilhosa do Vasco, pois não tomou nenhum gol na competição. Esperamos fazer que as gerações 2000 e 2001 consigam repetir o feito. A gente espera que nesse ano a competição mantenha seu nível. Tivemos uma preparação muito boa para a competição do ano passado, pois logo em seguida fomos disputar a Ibercup - disse o coordenador ao programa "Só dá Base".
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco