O Vasco da Gama não tem conquistado títulos de expressão nas categorias sub-17 e sub-20 nos últimos tempos. A ausência de conquistas, porém, não tem feito com que o clube deixe de lado suas categorias de base. A prova maior disso é que o atual elenco profissional conta com dez jogadores revelados na Colina histórica: Jordi, Jomar, Luan, Dieyson, Fabrício Baiano, Jhon Cley, Marlone, Guilherme Costa, Thalles e Romário.
O número de atletas criados em São Januário no plantel principal é exaltado constantemente pelas pessoas que comandam atualmente o departamento de futebol amador do Gigante da Colina. Em recente entrevista, Mauro Galvão afirmou que o Vasco possui pelo menos quatro jogadores de muita qualidade em cada categoria. O discurso foi repetido por Manoel Pereira, diretor não-remunerado, e por Mário Reigota, gerente da área técnica.
Pereira afirmou ainda que a evolução nas categorias de base vem acontecendo graças a estrutura encontrada no Centro de Treinamento de Itaguaí e por conta da competências dos profissionais que lá trabalham. O diretor chegou a dizer que o Vasco terá num curto espaço de tempo mais jogadores servindo ao time principal, que hoje é comandado pelo técnico Paulo Autuori:
- Peço que confiem, pois nós estamos lutando muito. Eu passei dois anos observando a base, até que com o respaldo do nosso presidente e do Antônio Peralta nós conseguimos fazer todas as mudanças que precisavam. Hoje nós estamos com pessoas sérias, Mauro Galvão, o Mário, o Vítor, com treinadores competentes. Peço um tempo. O Vasco em breve vai colocar jogadores no profissional vindos da base. Podem me cobrar isso, pois estou há 35 anos no Vasco e ainda pretendo ficar mais um bom tempo - afirmou o diretor ao "Só dá Base".
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco