Os problemas enfrentados com o Ministério Público em 2012 obrigaram o Vasco da Gama a fazer algumas reformas no Centro de Treinamento de Itaguaí, local onde as categorias de base do cruzmaltino estão alojadas. As modificações foram realizadas e aprovadas pelo mesmo órgão na reta final do mês de setembro.
Atualmente, os jovens que atuam na base vascaína possuem à sua disposição um local que possui tudo que é necessário para a melhor prática do futebol: campos de qualidade, academia, refeitório, departamento médico, alojamentos e profissionais capacitados, como treinadores, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e fisiologistas.
A boa estrutura oferecida orgulha os atuais dirigentes da base vascaína. Apesar de reconhecerem que muita coisa ainda precisa ser feita, os profissionais acreditam que o trabalho realizada fará com que o Gigante da Colina volte a revelar grandes jogadores num curto espaço de tempo.
Na opinião de Mário Reigota, Gerente de Área Técnica, o Vasco hoje possui uma estrutura que pode ser considerada uma das melhores do Brasil. O dirigente chegou a comparar o Centro de Treinamento de Itaguaí com o Centro de Treinamento de Xerém, que aloja as categorias de base do Fluminense:
- Temos hoje estrutura que permite que as nossas comissões técnicas desenvolvam um bom trabalho. Acreditamos que o Vasco tem a melhor estrutura para trabalhar do Rio de Janeiro, pois temos campo, alimentação adequado e não nos faltam nada. Xerém tem uma estrutura boa? Tem, mas a qualidade de campo para treinar que nós temos eles não têm não. Isso aí nos credencia a melhorar todos esses atletas, que possuem qualidade e muito talento. Temos jogadores de qualidade no mirim, no infantil, no juvenil e no juniores. Estamos procurando personalizar o trabalho em cima desses atletas e melhorar o desempenho deles - afirmou com exclusividade ao programa "Só dá Base".
É importante frisar que o local de treinos pertence ao empresário Pedrinho Vicençote. No final de 2012, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, declarou em entrevista à Rádio Globo que o cruzmaltino irá comprar o local assim que sua situação financeira melhorar.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.