O multicampeão remador vascaíno argentino Ariel Suárez sofreu no final de março uma grave infecção bacteriana por via aérea, com a bactéria se alojando próximo ao osso esterno, próximo ao pulmão. Ele, inclusive, disputou a primeira regata do Campeonato Estadual, no dia 24 de março, sem estar na plenitude de suas condições, o que inclusive contribuiu para um rendimento longe o ideal (o four skiff vascaíno terminou na terceira colocação). Tanto é que foi de lá diretamente se tratar em uma clínica particular. Por causa da lesão, que está em vias de ser superada, o grande remador acabou ficando impossibilitado de disputar o Campeonato Sul-Americano de remo, que foi disputado na Lagoa no último final de semana de abril. Cristian Rosso, outro remador argentino do Vasco da Gama, acabou disputando o double skiff no Sul-Americano ao lado de seu irmão, Brian Rosso, que substituiu Ariel. A dupla ficou na quarta colocação nas Olimpíadas de Londres nessa prova. Ainda assim, Cristian ganhou a disputa, além do four skiff.
Infelizmente, a prova da segunda regata, no próximo domingo (19/05), é exatamente a mais forte da dupla: o double skiff. É uma vitória praticamente certa do Gigante da Colina, se não fosse o problema de Ariel. Em contato exclusivo com o Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco e a rede Só Dá Vasco, o treinador do remo vascaíno, Marcelo Neves, falou sobre esse infortúnio:
- A bactéria quando entra no nosso corpo pode se alojar em qualquer região. Entrou por via área, e se alojou próximo ao osso esterno. O Ariel na primeira regata já estava mal, tanto é que depois da regata eu passei o domingo inteiro com ele na Clínica São José. No último contato que tive ele, ele contou que já estava em casa, tomando medicação pela veia, mas logo passaria para via oral. Estou aguardando uma nova posição dele.
Como complemento, Marcelo projetou a participação dele ou não na segunda regata, ponderando também, em caso de resposta negativa, se traria ou não o outro argentino multicampeão, Cristian Rosso, para competir ao lado de jovens:
- Nós temos dois atletas que são os melhores da América do Sul, temos até a prova deles. Mas infelizmente um deles desde a última regata, o Ariel, está com uma bactéria alojada em seu organismo e está impossibilitado de treinar, se tratando dessa enfermidade. Para mostrar o quanto foi séria essa lesão, ele não disputou o Sul-Americano. Acredito que ele não participará da próxima regata, agora no dia 19. Nós ainda vamos ter uma posição dele nessa semana, mas tenho quase certeza de que não será possível. Estamos pensando em trazer ou não o Cristian, porque tudo é custo, e é um dinheiro importante que pode fazer falta em outras coisas. E ele vai correr com quem? Com um garoto novo... Então a nossa participação nessa prova fica completamente comprometida.
Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco