A modernidade aumentou os custos para assistir ao futebol em todo o mundo, mas ninguém sente tanto isso quanto o torcedor brasileiro. Um levantamento feito pela Pluri Consultoria mostra que a população do Brasil tem o menor poder de compra de ingressos para os jogos entre as principais ligas do mundo.
A medição foi feita levando em conta a renda per capita de 16 países e dividindo os respectivos valores pelo preço médio dos ingressos aplicados em cada campeonato nacional. O resultado é que a renda por cada brasileiro pode comprar 645 ingressos por ano.
A Espanha fica em segundo no ranking, impulsionada pelos valores dos jogos de Real Madrid e Barcelona. Mesmo tendo duas superpotências na liga, os espanhóis podem comprar 25% de ingressos a mais que os brasileiros: 804. A média é de 1.308 entradas per capita.
Não é por acaso que o Brasileirão é o campeonato que tem a segunda menor média de público entre os 15 países listados: 12.983 pagantes/jogo, perdendo apenas para Portugal (10.974 pagantes/jogo).
– Com preços tão altos, o torcedor toma uma decisão racional de consumo, escolhendo ir apenas aos jogos mais importantes. Isso explica a grande quantidade de partidas com público muito baixo – afirmou Fernando Ferreira, diretor da Pluri e membro da Academia L!.