Uma mudança de postura no dia a dia – considerada por muitos como detalhe – vem fazendo diferença na prevenção de Tenório contra lesões. Nesta temporada, o jogador passou a usar com uma frequência bem maior a palmilha produzida para nivelar seu caminhar.
O Demolidor tem um desnível de cerca de dois centímetros em sua perna direita e passou a utilizá-la após a cirurgia que realizou no tendão-de-aquiles do pé direito.
Ano passado, porém, o jogador usava somente algumas vezes, e a passada irregular acabou culminando em alguns problemas musculares. Em 2013, no entanto, ele passou a utilizar em todos os jogos e no dia a dia. Até mesmo quando está em casa o jogador tem dispensado os chinelos e usado tênis para evitar um maior impacto com o chão.
E o processo evolutivo de Tenório não para por aí, de acordo com o fisiologista do Vasco, Daniel Gonçalves, o atacante vem sendo destaque nos testes físicos:
- A evolução dele é um conjunto de ações e a palmilha é um dos aspectos. Se ele tem um desnível de quadril, há uma sobrecarga muscular. Agora corrigiu. Outro problema era a continuidade, agora ele está conseguindo tê-la. Ele foi disparado o melhor nos testes de velocidade. Uma comparação com ele mesmo mostrou que está num processo evolutivo de condição física.
Fonte: Lancenet