René Simões palestrou a estudantes da UFJF sobre formação de jogadores

Segunda-feira, 13/05/2013 - 20:23

O diretor-executivo do Clube de Regatas Vasco da Gama, René Simões, ministrou na tarde desta sexta-feira, dia 10, a palestra “Procurando craques, formando homens”, no Ginásio de Ginástica Paulo Roberto Bassoli, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. Um dos principais pontos abordados foi a formação do atleta. O dirigente mostrou aos estudantes que a tarefa envolve a qualidade técnica, mas também busca preparar o jovem como homem e cidadão.

“Nós não podemos falar em formação dos jogadores sem falar em como nossos clubes são formados”, afirmou. “Hoje eu não estou reestruturando um time, estou reestruturando um clube. É muito fácil reestruturar um time, basta contratar novos jogadores. Mas um clube envolve muito mais do que isso. Um clube é como uma empresa e precisa ter uma estrutura por trás da imagem. Sem um clube estruturalmente organizado não dá para formar homens, cidadãos”, explica o diretor-executivo do Time da Colina.

Para René, um clube de futebol deve ser estruturado seguindo uma hierarquia, em que primeiro vem a gestão executiva e por último o departamento técnico, envolvendo também as famílias dos jovens atletas. Ele acredita que só assim é possível “sair da subejtividade e partir para a objetividade, da eficácia para a eficiência”.

Em clima de descontração, René explicou também que o futuro do futebol brasileiro depende dos estudantes de Educação Física. “Eu não sei o que pensa, mas você pode fazer a diferença. Nós precisamos mudar o futebol brasileiro e é necessário fazer uma revolução. Precisamos de políticas públicas e pessoas pensando no futebol para voltarmos a ser o futebol número um do mundo”.

O evento é uma contribuição acadêmica aos estudantes da UFJF, que disponibilizou suas instalações como local de treinamento ao Vasco nesta semana.

Dirigente do Vasco fala sobre formação do atleta para estudantes da UFJF


Fonte: UFJF