O Juniores do Vasco da Gama está de férias desde 21 de abril, dia que o cruzmaltino perdeu para o Madureira pela última rodada da primeira fase da Taça Rio. Como não conseguiu a classificação em seu grupo, o time cruzmaltino ficou de fora das fases finais do segundo turno e por conta do calendário sem jogos deu um tempo de descanso para seus atletas.
A reapresentação do elenco só ocorrerá daqui a duas semanas, mais precisamente no dia 27 de maio, mas o time sub-20 ainda esperará alguns meses para entrar em campo. Isso porque o próximo torneio que o Gigante da Colina disputará na categoria, a Taça BH, só começará em meados de agosto. Para evitar esse longo tempo de inatividade, a diretoria das categorias de base tem defendido nos bastidores a criação de um campeonato júnior com a presença dos outros três clubes grandes do Rio de Janeiro:
- O Juniores vai retornar no dia 27 de maio e a próxima competição oficial é a Copa BH, que acontecerá em meados de agosto. Vai ser entre 14 de agosto e 1 de setembro. Estamos estudando junto aos três grandes do Rio a criação de uma competição no meio de julho, talvez na segunda quinzena. Ela vai servir para diminuir o tempo de inatividade e colocar os nossos atletas do juniores em atividade - disse o Mário Reigota, Gerente da Área Técnica, ao programa "Só dá Base".
Além de ajustar o time para o início da tradicional Taça Belo Horizonte, o Vasco utilizará o período sem jogos para reformular o elenco. A informação foi passada por Mauro Galvão com exclusividade ao programa "Só dá Base", do grupo Só dá Vasco, recentemente. Na oportunidade, o diretor-executivo afirmou que priorizará os atletas que possuem mais um ano de categoria.
A intenção do clube com a reformulação é qualificação do elenco, que não conseguiu obter sucesso nas últimas competições que disputou. Segundo Mário Reigota, Gerente da Área Técnica, o Gigante da Colina fará de tudo para aumentar o nível de sua categoria sub-20:
- Esse processo é normal e natural. Nós avaliamos tudo que aconteceu e chegou a conclusão de que precisamos melhorar. Não falo só no juniores, mas também em todas as categorias. Estamos nessa busca constante para poder elevar o nível e para poder fornecer para o profissional atletas com qualidades necessárias para jogar. Não é qualquer um que pode vestir a camisa do Club de Regatas Vasco da Gama no profissional. Estamos atentos ao que aconteceu e iremos tomar as decisões necessárias para elevar o nível da nossa categoria juniores - afirmou Reigota ao programa "Só dá Base".
É importante informar que a equipe júnior disputou na atual temporada duas competições: a Copa São Paulo e o Campeonato Carioca. Na primeira foi eliminada na segunda fase e na segunda não passou da primeira em nenhum dos dois turnos.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco