Foram exatos 20 dias sem disputar uma partida. Após um longo período apenas de treinos - incluindo uma semana de férias antecipadas - a bola finalmente volta a rolar para o Vasco. A equipe finaliza sua temporada em Juiz de Fora (MG) enfrentando o Tupi, em amistoso no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 16h. Será uma espécie de ensaio geral para a disputa do Campeonato Brasileiro, que para a equipe cruz-maltina começa no próximo dia 26, contra a Portuguesa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo Real neste sábado.
Embora ainda aguarde a chegada de reforços até o início do nacional, Paulo Autuori usará o amistoso contra o Tupi para avaliar se a equipe assimilou os conceitos implementados neste período exclusivo de treinamentos. Além disso, será a oportunidade de observar pela primeira vez alguns jogadores vestindo a camisa do Vasco: os recém-contratados meia Alisson e o atacante Edmilson, além do volante Baiano, o meia Fábio Lima e o atacante Thalles, todos promovidos dos juniores.
Por outro lado, o treinador não poderá contar com Carlos Alberto. Embora tenha participado de toda a temporada de treinos em Juiz de Fora, o meia não entrará em campo por estar suspenso preventivamente após ser flagrado no exame antidoping.
Responsável pelos custos da excursão do Vasco, a Prefeitura de Juiz de Fora colocou 9 mil ingressos à venda para o amistoso, e a expectativa é de que a carga seja esgotada. No entanto, o Estádio Municipal oficialmente comporta 31.863 torcedores, público esperado para o jogo entre Flamengo e Campinense, na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Paulo Autuori avaliou como positivo o período de três dias de treinos em Juiz de Fora até o amistoso e espera ver neste sábado uma equipe mostrando pelo menos um pouco do que será visto no Campeonato Brasileiro, embora ainda haja a expectativa de chegada de novos jogadores até a estreia.
- O carinho que recebemos aqui foi bom para a autoestima e fez uma massagem no ego. Mas, mesmo sendo um amistoso, sabemos que será preciso retribuir com atitude e entrega, com um jogo de qualidade para mostrar que estamos assimilando as ideias. Queremos uma equipe o mais competitiva possível - ressaltou Autuori
Já o Tupi encara o amistoso contra o Vasco como mais uma etapa em sua preparação para a disputa da Série D do Brasileirão. A equipe foi campeã da Quarta Divisão nacional em 2011, mas foi rebaixada na Série C do ano seguinte. No Campeonato Mineiro, que neste domingo terá a primeira final entre Atlético-MG e Cruzeiro, o Tupi ficou em quinto lugar. O técnico Felipe Surian vai exigir uma forte marcação.
- O Vasco tem um bom ataque. Por isso, é muito importante a obediência tática do setor defensivo, que vai ser primordial no jogo. Na frente, temos alguns jogadores mais experientes. Será um jogo-treino, vamos dizer assim, importante para avaliarmos os jogadores que chegaram - disse.
Em se tratando de história, o Vasco tem um retrospecto irrepreensível atuando em Juiz de Fora. Venceu as sete partidas disputadas, sendo que duas - em 1994 e 1995 - foram válidas pelo Campeonato Brasileiro. E apenas uma delas foi contra o Tupi: em 1986, com vitória cruz-maltina por 4 a 1. Roberto Dinamite marcou o primeiro, e Romário fez os outros três, chamando a atenção para um atacante que, aos 20 anos, ainda iniciava sua trajetória nos profissionais do clube.
Fonte: GloboEsporte.com