Tupi e Vasco farão um amistoso, neste sábado, às 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Os dois clubes guardam vínculos históricos e já protagonizaram até final de campeonato comemorativo pelo aniversário da cidade de Juiz de Fora. Neste sábado, as torcidas das duas equipes terão a oportunidade de conferir mais um capítulo desta história, iniciada na década de 30.
Há 81 anos, em 1932, o Tupi inaugurou o Estádio Salles Oliveira. Naquele mesmo ano, o Vasco homenageou o clube juiz-forano com uma placa com os seguintes dizeres: "Ao Tupi Football Club ao inaugurar sua praça de desportos, os votos de prosperidade do Club de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro".
Em 1942, o Carijó foi agraciado novamente. Naquela oportunidade, realizou-se um jogo entre as duas equipes, mas não há registro do placar da partida. A placa, no entanto, ficou eternizada: "Ao Tupi F.C. símbolo de glórias esportivas de Juiz de Fora, o C.R. Vasco da Gama na gestão de Cyro Aranha". As duas homenagens podem ser vistas no Estádio Salles Oliveira, ao lado da imagem de Santa Terezinha.
O atacante Romário também faz parte do duelo entre as equipes. No ano de 1986, Tupi e Vasco protagonizaram um jogo que lotou o Estádio Procópio Teixeira. O Carijó enfrentou o Vasco, de Roberto Dinamite, na decisão da Taça Juiz de Fora, competição comemorativa pelo aniversário da cidade. Na ocasião, o Cruz-Maltino saiu na frente, mas o Carijó conseguiu o empate. O jogo seguiu equilibrado até o final do segundo tempo, quando brilhou a estrela do Baixinho Romário, ainda desconhecido. O jogador marcou três gols em sequência e a partida terminou 4 a 1 para o Vasco. Posteriormente, em 2006, o Baixinho chegou a vestir a camisa do Tupi e treinou com a equipe, mas acabou impedido de jogar pelo Carijó.