O Vasco da Gama contratou diversos jogadores para suas categorias de base nesses primeiros meses do ano. As categorias juvenil e júnior foram as que mais receberam atletas. Apesar dos jovens contratados estarem dando conta do recado (Renato Kayser é um exemplo), o número, porém, poderia ter sido maior se o Gigante da Colina já tivesse reforçado seu departamento de observação. Segundo o diretor-executivo do cruzmaltino, René Simões, o clube de São Januário precisa e vai aumentar seu número de olheiros:
- Estamos começando a encurtar essa distância que existia entre o profissional e a base. Nesse processo estão ao nosso lado o Mauro Galvão e o Mário Reigota. Tem muitas coisas que queremos fazer na base e uma deles é reforçar o departamento de observação. Temos que dar uma olhadinha e conversar com o Mauro sobre essa situação - disse ao "Só dá Vasco".
Uma das pessoas que tem ajudado bastante ao Vasco nesse processo de avaliação de atletas é Clóvis de Oliveira, atual gerente do departamento de captação. O profissional tem viajado semanalmente para assistir partidas e encontrar jogadores com qualidade suficiente para defender os times de base e servir ao elenco principal. O trabalho de Oliveira foi exaltado por René Simões:
- O trabalho que o Clóvis está fazendo agora é fundamental. Ele é gerente do departamento de captação. Quando ele sai para observar, ele faz uma lista geral. Recentemente ele me deu dois bons nomes para a base. Foi graças a esse processo que trouxemos o Eron e o Fábio Lima.Estamos pensando em reforçar o Vasco pro futuro e não só no presente. O Clóvis quando sai pra observar, ele vê tudo. Ele vai à São Paulo, depois Rio Claro. Ele vai observar 10 jogos nos próximos seis dias. Ele faz relatórios e depois esse será comparado com outros. Só depois de fazer isso e observamos o vídeo, mostramos ao treinador e ele vai montando um arquivo. Assim ele pode comparar os atletas e ver quem pode jogar no Vasco - afirmou ao "Só dá Vasco".
Clóvis Oliveira esteve na última quarta-fera (08/05) observando o jogo entre Atlético Mineiro e São Paulo. A partida, que foi válida pelas oitavas de finais da Taça Libertadores, aconteceu na cidade de Belo Horizonte, mais precisamente na Arena Independência.
Com informações do Programa ó Dá Vasco.
Fonte: Blog do Carlos Gregório Jr - Supervasco